Arqueólogo descobre buquês de flores milenares em base de templo em antiga cidade do México (FOTO)

Foram descobertos vários buquês a 18 metros abaixo do templo do deus Quetzalcoatl, uma pirâmide milenar que ainda se encontra na cidade mexicana de Teotihuacan.
Sputnik

O deus Quetzalcoatl, ou "serpente emplumada" foi uma divindade importante durante o tempo da antiga Mesoamérica, uma região histórica que incluía o México central junto com Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e a região norte da Costa Rica, informa o Daily Mail.

Esse deus teria sido responsável pela criação da humanidade, apresentando uma possível razão pela qual as flores oferecidas foram descobertas sob o seu templo.

Sergio Gómez, arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, disse que os caules das plantas estão em bom estado e ainda amarrados com os fios originais, provavelmente feitos de algodão.

Arqueólogo descobre buquês de flores milenares em base de templo em antiga cidade do México (FOTO)
"Embora não saibamos a data exata de quando foram ofertadas [...] devem ser muito velhos e corresponder às primeiras fases [de existência] de Teotihuacan, entre 1.800 e dois mil anos atrás", explicou Gómez, citado pelo tabloide britânico.

Estes buquês são os primeiros materiais botânicos intactos a serem encontrados no local em questão.

"São muito relevantes, pois nos darão indicações sobre a flora que era utilizada para fins rituais", disse o arqueólogo, citado na matéria. De igual modo, Gómez também sublinha que a descoberta desses buquês poderá fornecer mais conhecimento sobre a natureza dos rituais que aconteciam nessa época.

Em 2011, o arqueólogo descobriu outras ofertas na base da pirâmide, incluindo restos de animais, três figuras humanas e uma máscara verde assombrosa que foi utilizada em rituais há, pelo menos, dois mil anos.

Comentar