EUA contrabandeiam dezenas de caminhões-tanque carregados de petróleo da Síria, relata mídia

Os EUA e seus aliados curdos sírios controlam mais de 90% da área de produção de petróleo da Síria, privando o país atingido pela guerra da necessária fonte de combustível e renda.
Sputnik

De acordo com a agência de notícias SANA, 55 veículos, incluindo caminhões-cisterna carregados de petróleo e veículos de escolta, saíram da Síria em direção ao Iraque através da fronteira de al-Waleed nas últimas 24 horas.

Anteriormente, o Irã tinha enviado fornecimentos de emergência de combustível à Síria para ajudar a amenizar a escassez, mas seus navios foram alvo de ataques por sabotadores israelenses durante o percurso.

Na sexta-feira (13), fontes locais fora da cidade de al-Yarubiyah afirmaram à SANA que um comboio de 25 veículos, incluindo caminhões-cisterna, caminhões cobertos e frigoríficos foram enviados para leste, em direção à fronteira.

Antes disso, as fontes reportaram que 30 veículos, incluindo caminhões-tanque, caminhões e veículos blindados também seguiram em direção ao posto fronteiriço de al-Waleed.

O governo sírio considera al-Waleed uma travessia ilegal, pois não possui controle do posto fronteiriço no terreno.

Na última terça-feira (10), a SANA informou que um comboio de 80 veículos da região de Al Jazeera saiu do país, através de al-Waleed, além de 25 caminhões-cisterna que foram avistados seguindo em direção ao Iraque.

O Leste da Síria abriga grande parte das riquezas de petróleo e gás do país. As forças norte-americanas e seus aliados exploram a região de todas as maneiras, a fim de bloquearem o retorno do governo de Damasco à região.

Comentar