Sobe para 38 número de mortes por inundações da costa do mar Negro da Turquia

Pelo menos 38 pessoas morreram como resultado das inundações nas províncias setentrionais da Turquia, adjacentes ao mar Negro, informaram autoridades locais.
Sputnik

O número de mortos por chuvas torrenciais e deslizamentos de lama nas províncias de Kastamonu e Sinop, na costa turca do mar Negro, subiu para 38, disse Fahrettin Koca, ministro da Saúde da Turquia.

"Deslizamentos de lama e inundações mataram 32 pessoas em Kastamonu e seis em Sinop", escreveu Koca no Twitter. Além disso, 284 pessoas foram afetadas pelo desastre, acrescentou.

Equipes de emergência têm vasculhado edifícios colapsados, casas inundadas e porões submersos em busca de sobreviventes, relata na sexta-feira (13) a agência norte-americana Associated Press (AP).

Mais de 1.700 pessoas foram evacuadas até agora, e cerca de 300 assentamentos foram deixados sem eletricidade. Devido à destruição de pontes e danos, o tráfego está bloqueado em várias estradas na área do desastre. Na cidade de Bozkurt, província de Kastamonu, vários edifícios de vários andares desmoronaram devido a fluxos de lama.

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, declarou como zonas de desastre as províncias de Kastamonu e Sinop, mas também Bartın, todas no norte do país, afetadas por enchentes e deslizamentos de lama.

Além das inundações, o país tem sofrido de incêndios florestais, levando à ajuda de vários países.

Comentar