VÍDEO inédito mostra submarino soviético lançando 16 mísseis balísticos debaixo d'água

Imagens que até pouco tempo eram consideradas classificadas foram publicadas nas redes sociais russas, mostrando um submarino soviético lançando uma salva de 16 mísseis balísticos.
Sputnik

Durante a operação Begemot 2, no dia 6 de agosto de 1991, o último submarino do projeto 667BDRM, também conhecido como K-407 Novomoskovsk, disparou 16 mísseis balísticos intercontinentais R-29 Sineva com intervalos de 14 segundos entre cada projétil.

Esta foi a última manobra desta escala na União Soviética e o lançamento, que pode ser observado nas imagens, foi bem-sucedido, já que todos os mísseis partiram e atingiram seus alvos com sucesso.

Esta foi uma missão muito complexa, visto que é muito difícil manter a estabilidade de um submarino durante o lançamento de uma grande quantidade de mísseis.

Cada um dos mísseis pesa mais de 40 toneladas, sendo do tamanho de um prédio de cinco andares. Isto significa que em poucos minutos, mais de 640 toneladas de armamento saíram do submarino.

Trata-se do teste de uma resposta a um ataque nuclear, quando um submarino precisa lançar todos seus mísseis antes que seja destruído pelo inimigo. Esta é precisamente a missão dos submarinos estratégicos.

Curiosamente, este lançamento ocorreu no dia 6 de agosto desse ano, no aniversário do primeiro emprego de uma arma nuclear contra a cidade japonesa de Hiroshima.

Comentar