FOTOS de sepultura na Espanha revelariam restos humanos e ferramentas de 3.000 anos

Cientistas desenterraram na Espanha crânios e ferramentas de guerra e ornamentais, que diriam respeito a um lugar funerário milenar no sul do país europeu.
Sputnik

Pesquisadores encontraram na Espanha crânios e mandíbulas humanas com mais de 3.000 anos, escreveu na quinta-feira (5) o jornal 20 minutos.

FOTOS de sepultura na Espanha revelariam restos humanos e ferramentas de 3.000 anos

Os arqueólogos encontraram na Cueva del Río Cuadros de Bedmar, Andaluzia, várias ferramentas de caça de pedra, incluindo um pequeno machado, várias lâminas líticas e uma ponta de flecha, um moinho manual e outras ferramentas ornamentais, além de várias conchas de mexilhão de rio e as contas de um colar, em um espaço de 500 metros.

Segundo Marco Antonio Bernal, diretor do Centro Municipal Paleomágina de Pesquisa Pré-histórica em Bedmar, e diretor do projeto de escavação, estas descobertas confirmam que se trata de um local funerário de importância histórica, no qual os restos humanos descobertos pertenciam a crianças e a uma mulher.

FOTOS de sepultura na Espanha revelariam restos humanos e ferramentas de 3.000 anos

Assim, os restos encontrados serão agora submetidos a estudos mais detalhados. Ao mesmo tempo, Bernal relatou ter cumprido sua "expectativa inicial de continuar aprofundando a escavação da caverna descoberta há dois anos na nascente do rio Cuadros de Bedmar, e de estudar seus usos doméstico e enterrado".

A caverna foi descoberta em 2019, organizando-se desde então campanhas de escavação todos os anos, que incluem pesquisadores, estudantes e voluntários de toda a Espanha.

Comentar