Três submarinos nucleares entrarão em serviço da Marinha da Rússia até fim de 2021, diz fonte

Marinha russa receberá mais três submarinos nucleares até o fim de 2021, informou à Sputnik uma fonte na indústria naval.
Sputnik

Trata-se de submarino nuclear Knyaz Oleg (projeto 955A, Borei-A), do Novosibirsk, um submarino multifuncional (projeto 885M, Yasen-M), e do Belgorod (projeto 09852), que será munido de torpedos nucleares Poseidon, disse a fonte da agência.

O Knyaz Oleg será entregue à Marinha da Rússia em setembro deste ano, o Novosibirsk entrará em serviço em dezembro, afirmou a fonte da agência.

Atualmente, a Rússia possui 48 submarinos nucleares, dos quais quatro são do projeto 955 Borei/955A Borei-A. Outros submarinos desta classe estão sendo desenvolvidos. Cada um deles pode disparar 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava.

Três submarinos nucleares entrarão em serviço da Marinha da Rússia até fim de 2021, diz fonte

A Marinha russa recebeu o primeiro submarino do projeto 885M Kazan em 7 de maio de 2021. Antes disso, tinha sido comissionado o cruzador submarino de mísseis Severodvinsk, construído pelo projeto Yasen. O Novosibirsk foi lançado no fim de 2019.

Os submarinos nucleares Arkhangelsk, Perm e Ulyanovsk estão sendo construídos. A fabricação do sétimo e oitavo submarinos começou em 20 de julho de 2020. Foram batizados de Vladivostok e Voronezh e serão comissionados entre 2027 a 2028.

Torpedo Poseidon

O submarino nuclear multifuncional Belgorod é o navio experimental para os drones subaquáticos (torpedos) nucleares Poseidon. O torpedo Poseidon, de 24 metros de comprimento, é impulsionado por um reator nuclear e atinge velocidades de 185 quilômetros por hora (velocidade inalcançável para um submarino comum), operando em profundidades de mais de mil metros e calculando de forma autônoma a melhor trajetória para chegar ao destino.

Esta arma se encontra equipada com ogivas de 100 megatons, poderosas o suficiente para criar ondas radioativas gigantes, capazes de destruir cidades costeiras.

Comentar