Casa da moeda mais antiga do mundo é descoberta na China (FOTOS)

Uma equipe de arqueólogos descobriu na província chinesa de Henan uma antiga fundição, datada entre os anos de 640 a.C. e 550 a.C. que, entre outras coisas, cunhava moedas, o que a torna a fábrica de moedas mais antiga do mundo conhecida até agora.
Sputnik

A descoberta ocorreu durante as recentes escavações em Guanzhuang, uma cidade e centro administrativo do estado de Zheng, que seria uma potência regional antes do surgimento da China imperial.

Os autores do estudo, publicado na revista Antiquity, encontraram parte de uma fundição de bronze com dezenas de moldes de moedas, juntamente com fragmentos de moedas e detritos de metal. A análise revela que se tratava de uma casa da moeda "altamente organizada", que produzia de forma padronizada "moedas de pá" – a mais antiga moeda de metal chinesa conhecida e possivelmente a primeira do mundo, assim chamada provavelmente devido à semelhança com a ferramenta de jardinagem.
Casa da moeda mais antiga do mundo é descoberta na China (FOTOS)

A fundição teria começado a funcionar em 770 a.C., sendo que no início teria começado por produzir jarras, armas e ferramentas para rituais. Cerca de 150 anos mais tarde, começaram as atividades de cunhagem, explicou o autor principal da pesquisa, Hao Zhao, da Universidade de Zhengzhou.

Apesar de pesquisas anteriores sugerirem que as moedas foram emitidas primeiro por comerciantes, a casa da moeda de Guanzhuang está localizada perto dos portões do centro administrativo da cidade, o que pode indicar que seu governo esteve envolvido na antiga história da moeda, acreditam os arqueólogos.
Casa da moeda mais antiga do mundo é descoberta na China (FOTOS)

Considerando as moedas "uma das inovações financeiras mais revolucionárias na história da humanidade", os pesquisadores esperam que seu achado permita saber mais sobre a história e origem do dinheiro.

Comentar