Irã possui capacidades de realizar qualquer tipo de operação com drones, afirma general

As Forças Armadas do Irã possuem fortes capacidades no domínio da guerra de drones e o país é "capaz de realizar todos os tipos" de operações envolvendo veículos aéreos não tripulados, afirmou o comandante da Força Aérea do país, brigadeiro-general Alireza Sabahifard.
Sputnik

"Enquanto as Forças Armadas estão equipadas com os mais modernos sistemas de defesa aérea do mundo, elas podem usufruir de uma capacidade muito alta de realizar com êxito qualquer operação com qualquer tipo de drones", afirmou o militar durante discurso na Universidade de Comando e Estado-Maior do Exército da República Islâmica.

O comandante elogiou o sucesso da indústria de defesa do país no desenvolvimento e produção de sistemas de defesa aérea nacionais, que ajudaram Teerã a alcançar a autossuficiência no setor e a quebrar os monopólios das nações poderosas na produção de tais equipamentos.

Recordando a experiência das forças de defesa aérea iranianas na Guerra Irã-Iraque, entre os anos 1980 e 1988, Sabahifard alegou que a situação atual é de certa forma ainda mais precária do que era durante esse conflito brutal.

Irã possui capacidades de realizar qualquer tipo de operação com drones, afirma general

O Irã tem ampla gama de capacidades de drones em seu arsenal, incluindo o drone de longo alcance Kaman-22, o VANT multipropósito Fotros, drones "suicidas" com foguetes de alcance ultralongo, quadricópteros de combate tático equipados com pequenos engenhos explosivos, para além de aeronaves Pelican de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL).

Na semana passada, a Casa Branca informou que planeja impor novas sanções contra o Irã, que terão como alvos as capacidades de construção de drones e de mísseis do país persa.

Teerã tem rejeitado as tentativas de limitar as capacidades de seu programa de mísseis balísticos, além dos limites impostos a seu programa nuclear em 2015, observando que tem o direito soberano de desenvolver suas próprias armas, excluindo as armas nucleares.

Comentar