Forte abalo de magnitude de 6,1 causa danos em cidade peruana (FOTOS, VÍDEOS)

Instituto Geofísico do Peru informou que um terremoto forte de magnitude 6,1 foi registrado na tarde desta sexta-feira (30) na cidade peruana de Piura, norte do país.
Sputnik

Segundo o Centro Sismológico Peruano, o epicentro do fenômeno localizava-se 12 quilômetros a oeste do distrito costeiro de Sullana, na província com o mesmo nome, na cidade de Piura, que fica a mais de 980 quilômetros da capital Lima. 

Autoridades de monitoramento estimam que o movimento ocorreu a uma profundidade de 36 quilômetros nesta sexta-feira (30) às 12h10 de Lima (14h10 hora de Brasília). Já o Instituto Geofísico do Equador informou que o terremoto foi sentido naquele país às 12h15, hora local.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra danos em um supermercado da região após o forte tremor. Nas imagens é possível ver que parte do teto de gesso desmoronou e produtos caíram das prateleiras. 

VIDEO | Sobre danos nas instalações comerciais de Sullana - Peru após terremoto de magnitude 6,1.

Outro vídeo mostra a fachada de uma basílica no centro de Piura com pedaços de concreto no chão, mas aparentemente não houve feridos nesta zona. 

URGENTE: Piura no Peru após um terremoto de magnitude 6,1.

No entanto, moradores de outras zonas da cidade relatam no Twitter danos materiais em carros, casas e pessoas feridas.

​O que aconteceu em Piura não é um abalo forte, é um terremoto. Existem feridos e muitos danos materiais em várias províncias, principalmente em Sullana, Paita e Piura.

​Primeiras imagens do terremoto em Piura graças ao nosso editor Enrique Chunga.

O Instituto Nacional de Defesa Civil não divulgou alerta de tsunami e indicou que o movimento foi sentido nas cidades vizinhas de La Libertad e Tumbes, que ficam na fronteira com o Equador. Já no Equador, na cidade de Guayaquil, há relatos nas redes sociais de que setores de prédios foram evacuados por vários minutos por segurança. 

O presidente peruano recém-empossado Pedro Castillo saiu de um desfile cívico que acompanhava e está seguindo a Piura para atender aos afetados pelo terremoto.

Comentar