Notícias do Brasil

Brasil teve 419 armas de fogo liberadas por dia pela PF no 1º semestre deste ano, diz mídia

No total, 76.329 novas armas entraram em circulação, representando um crescimento de 67%. Medidas de flexibilização por parte do governo federal são apontadas mais uma vez como responsáveis pela elevação dos números.
Sputnik

Segundo dados obtidos junto à Polícia Federal pela agência Fiquem Sabendo, especializada no acesso a informações públicas, a PF liberou a civis o equivalente a 419 armas de fogo por dia no país no primeiro semestre deste ano, segundo o Estadão.

No total, 76.329 novas armas entraram em circulação, representando um crescimento de 67% ante os primeiros seis meses de 2020. É a maior taxa em pelo menos 13 anos, segundo a mídia.

A elevação na aquisição de armamento foi notada em todos os estados, entretanto, em números absolutos, alguns se destacaram: Minas Gerais com 10.916 "novas" armas, seguido pelo Rio Grande do Sul (8.499) e Santa Catarina (6.460). Em termos proporcionais à população, Rondônia teve 16,9 novas armas por dez mil habitantes, Mato Grosso (15,8) e Acre (12,8) estão na frente.

Os números dizem respeito a armas concedidas na categoria "cidadão", que representa civis que buscam a autorização para arma própria, geralmente com intuito de defesa pessoal.

Armas concedidas a órgãos de segurança pública ou ao Judiciário são contabilizadas em outras categorias pela PF.

É sabido que o presidente Jair Bolsonaro defende o porte de armas e vem cada vez mais flexibilizando leis por meio de portarias e decretos que facilitam o acesso. Desde o início da sua gestão, o presidente já realizou 31 alterações de normas, diz a mídia.

Em meados de julho, foi divulgado, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que o Brasil alcançou em dezembro de 2020 a marca de 2.077.126 armas legais particulares, ou seja, uma arma para cada 100 brasileiros, conforme noticiado.

Comentar