Base iraquiana com soldados dos EUA atingida por ataque de drone, diz mídia

Uma base militar no norte do Iraque, onde estavam estacionadas tropas dos EUA, foi atingida durante um ataque de drone.
Sputnik

De acordo com o canal Al Jazeera, a mídia local reportou que o ataque teve como alvo a base localizada perto de Al-Harir, 70 quilômetros a nordeste de Arbil, capital da região do Curdistão.

"Um sistema aéreo não tripulado atingiu uma base da coalizão no Curdistão" na madrugada de sexta-feira (23), disse o porta-voz da coalizão, o coronel Wayne Marotto, em um comunicado este sábado (24), citado pela mídia.

"Não houve vítimas e nenhum dano como resultado do ataque [...] os EUA e as forças da coalizão permanecerão vigilantes e manterão o direito inerente à autodefesa", citado pelo Al Jazeera.

Este evento é o mais recente em uma série de ataques a instalações militares e diplomáticas dos EUA no Iraque e na Síria, atribuídos a grupos armados pró-Irã.

No início deste mês, pelo menos duas dúzias de foguetes foram disparados contra a base de Ain Al-Asad, na província de Anbar, onde estão estacionadas forças iraquianas e americanas. Um desses ataques chegou a ferir dois militares.

Os EUA, por seu lado, realizaram vários ataques aéreos nos últimos meses contra grupos armados no Iraque em resposta aos ataques mencionados.

O incidente tem lugar dias antes de o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, se encontrar com o presidente norte-americano Joe Biden na Casa Branca, na próxima segunda-feira (26). Nesse dia, deverão discutir a possibilidade da completa retirada das forças dos EUA do país.
Comentar