Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 21 de julho

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as matérias mais relevantes desta quarta-feira (21), marcada pela detenção de aliado de Trump por acusações de lobying, pela violenta inundação na China e pela nomeação do premiê interino do Haiti.
Sputnik

Ministro da Educação defende retorno às aulas presenciais em todo o país

Nesta terça-feira (20), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez pronunciamento em que expressou ser favorável à volta das aulas presenciais em todo o país: "O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações", disse ele, citado pelo portal G1. Embora os estados e municípios tenham autonomia a respeito desse assunto e o governo federal não possa tomar decisão, ele disse que a medida é "uma necessidade urgente". Além disso, os voos domésticos recuperaram quase 68% das viagens do pré-pandemia, informou na terça-feira (20) o jornal Folha de São Paulo. A alta foi mais intensa do que o aumento gradual nos voos domésticos desde abril, com a meta girando em torno de 36%. A Abear, associação do setor, atribui o salto no resultado ao avanço da imunização da população brasileira. O presidente da associação, Eduardo Sanovicz, acredita também que a média de voos continuará crescendo nos próximos meses, mas "vai se acelerar em direção aos 100% quando voltarem as feiras, congressos e convenções", de acordo com suas palavras. Entretanto, o Brasil confirmou mais 1.425 mortes e 30.574 casos de COVID-19, totalizando 544.302 óbitos e 19.419.741 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 21 de julho

Bolsonaro anuncia recondução de Augusto Aras para novo mandato de procurador-geral

Nesta terça-feira (20), o presidente Jair Bolsonaroconfirmou no Facebook que indicou Augusto Aras, o atual chefe do Ministério Público Federal, para um novo mandato. O atual expira em setembro. "Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras", escreveu. Com isso, Bolsonaro voltou a ignorar a lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), já que o nome de Augusto Aras não está nela. Sendo a prerrogativa do presidente, a decisão deve ser aprovada pelo Senado. Para recondução ao cargo, Aras precisa receber pelo menos 41 votos favoráveis. O próprio Aras reagiu à postagem do presidente: "Honrado com a recondução para o cargo de procurador-geral da República, reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as leis do País". Aras assumiu o cargo do procurador-geral da República em setembro de 2019 após indicação do presidente.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 21 de julho

Aliado de Trump detido por acusações de lobbying para os EAU

Nesta terça-feira (20), Thomas Barrack, bilionário e amigo do ex-presidente americano Donald Trump, foi detido. Ele presidiu o fundo inaugural de Trump e foi detido por pressionar ilegalmente a administração Trump no interesse dos Emirados Árabes Unidos. Uma acusação apresentada por promotores federais em Brooklyn, Nova York, alegou que Barrack, um ex-empregado e um empresário dos EAU não se registraram como lobbystas e utilizaram sua influência para atingir objetivos dos Emirados na política externa nos Estados Unidos. Barrack, que foi detido em Los Angeles, é também acusado de ter mentido repetidamente durante uma entrevista do FBI sobre seus negócios com os Emirados. O representante do bilionário refutou as acusações. "O sr. Barrack disponibilizou-se voluntariamente para os investigadores desde o início. Ele não é culpado e vai de declarar inocente". Barrack foi um proeminente apoiador da bem-sucedida campanha presidencial de Trump em 2016 e dirigiu seu comitê inaugural. Os promotores federais estão procurando manter Barrack detido, dizendo ao tribunal que sua vasta riqueza, o acesso a jatos privados e história de viagens internacionais aponta que ele pode fugir.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 21 de julho

Haiti: nomeação de novo premiê e detenção de mais 3 suspeitos de assassinato do presidente

Nesta terça-feira (20), o governo do Haiti designou novo primeiro-ministro, enquanto o país continua de luto pelo assassinato do presidente Jovenel Moïse. O premiê nomeado, Ariel Henry, foi empossado para substituir o primeiro-ministro interino Claude Joseph, que assumiu a liderança do Haiti com o apoio da polícia e dos militares após o ataque à residência presidencial de Moïse em 7 de julho. "É hora de unidade e estabilidade", disse o novo premiê haitiano, um neurocirurgião de 71 anos, durante a nomeação. Ele tinha sido escolhido por Moïse para ser o novo primeiro-ministro poucos dias antes de o presidente ser assassinado, mas não chegou a ser formalmente empossado no cargo. Os Estados Unidos felicitaram o país pela formação do governo provisório. O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse em comunicado: "Os Estados Unidos saúdam os esforços da liderança política do Haiti para se unir na escolha do premiê interino e de um gabinete de unidade e traçar o caminho a seguir na esteira do assassinato hediondo de Jovenel Moïse". O presidente foi morto a tiros em sua residência na madrugada desse dia, enquanto sua esposa Martina ficou ferida e transportada para um hospital dos EUA. A polícia disse ter identificado 28 suspeitos do assassinato. De acordo com a polícia nacional, foram detidas 26 pessoas, entre as quais alguns policiais. A lista dos detidos inclui 18 colombianos e cinco haitianos.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 21 de julho

Centro da China enfrenta grande inundação, há vítimas mortais

Chuvas torrenciais estão atingindo a cidade chinesa de Zhengzhou desde terça-feira (20) e resultaram em uma inundação massiva, interrupções de energia e cortes de estradas. De acordo com relatos, a inundação deixou 12 mortes e destruiu uma barragem perto da cidade. "Desde as 07h00 [as 20h00 da terça-feira (20), horário de Brasília] de 21 de julho, o desastre natural afetou 36.000 pessoas, cerca de 200.000 pessoas foram evacuadas com urgência", disseram as autoridades, citadas pela revista Beijing Daily. O presidente da China, Xi Jinping, mandou na quarta-feira (21) que seja reforçada a coordenação de departamentos governamentais e sejam tomadas todas as medidas necessárias para prestar assistência aos afetados pela inundação massiva, que atingiu a província central de Henan. O presidente também apelou aos líderes do partido e do governo em todos os níveis para "colocar a vida e a propriedade das pessoas acima de tudo e assumir a liderança em seu trabalho", adicionando que o Exército e policiais armados devem ativamente ajudar as autoridades locais em operações de resgate. Mais de 20 mil pessoas são envolvidas nos trabalhos de resgate e eliminação das consequências da inundação, segundo o comunicado.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 21 de julho

EUA condenam planos da Turquia de reabrir bairro Varosha no Norte do Chipre

O Departamento de Estado dos EUA denunciou, em comunicado desta terça-feira (20), os planos turcos de converter o bairro Varosha da cidade de Farmagusta no Chipre, que é uma zona militar atual, para uso civil. Durante a visita do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, à ilha, o líder dos cipriotas turcos Ersin Tatar anunciou em 20 de julho que planeja reabrir parcialmente a cidade cercada para novo reassentamento, acrescentando que imóveis na área podem ser devolvidos aos proprietários. A decisão provocou fortes críticas dos cipriotas gregos, que acusam Ancara de se apropriar de terras. O bairro turístico foi fechado ao público e ficou deserto desde a guerra de 1974, que dividiu a ilha em duas partes, se tornando uma zona militar em que ninguém pode entrar. "Os Estados Unidos condenam o anúncio do líder cipriota turco Ersin Tatar e do presidente turco Recep Tayyip Erdogan de hoje [20] sobre a transferência de partes de Varosha para o controlo cipriota turco. Este movimento é obviamente inconsistente com as Resoluções 550 e 789 do Conselho de Segurança da ONU, que exigem expressamente que Varosha seja administrada pelas Nações Unidas", diz o texto. Washington qualifica as ações da Turquia e dos cipriotas turcos como "provocativas e inaceitáveis".

Comentar