'Ameaças graves': Coreia do Norte critica menções a Pyongyang em relatório de Defesa do Japão

O livro branco da Defesa do Japão afirma que os mísseis balísticos da Coreia do Norte estão sendo desenvolvidos em "ritmo extremamente rápido" e que o líder norte-coreano confirmou planos para atualizar as capacidades nucleares do governo.
Sputnik

A Coreia do Norte acusou o Japão de ter ambições de "reinvasão" depois que Tóquio divulgou seu livro branco da Defesa na terça-feira (13), que descreve as ameaças que Pyongyang representa para a segurança japonesa.

A descrição do Japão das tendências militares na Coreia do Norte como "ameaças graves e iminentes […] nada mais é do que uma tentativa de ocultar a identidade do principal culpado que destrói a paz e a segurança na região ao tirar o máximo das 'ameaças periféricas'", afirmou Ri Byong Dok, pesquisador do Instituto de Estudos do Japão do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, citado pela agência UPI nesta sexta-feira (16).

Ri acrescentou que Tóquio está tentando manipular seu estatuto pacifista para "se tornar uma potência militar".

'Ameaças graves': Coreia do Norte critica menções a Pyongyang em relatório de Defesa do Japão

O funcionário do governo norte-coreano também fez referências ao ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe (2012-2020), alegando que seu governo usou o livro branco da Defesa para "realizar objetivos políticos e militares insidiosos" ao mencionar as ameaças de mísseis da Coreia do Norte em "todas as oportunidades". O comunicado também afirma que o governo de Abe "criou um sentimento de medo na sociedade japonesa".

"Isso mostra que os maus hábitos foram transmitidos ao governo atual", disse Ri, sem mencionar o nome do primeiro-ministro japonês atual, Yoshihide Suga. "O Japão é um país administrado loucamente enquanto promove táticas de isolamento [da Coreia do Norte] e frequentemente conduz exercícios militares invasivos."

O relatório da Defesa do Japão afirma que os mísseis balísticos da Coreia do Norte estão sendo desenvolvidos em "ritmo extremamente rápido" e que o líder norte-coreano Kim Jong-un confirmou planos em janeiro para atualizar as capacidades nucleares e de mísseis do governo.

'Ameaças graves': Coreia do Norte critica menções a Pyongyang em relatório de Defesa do Japão
"Além disso, os desfiles militares em outubro de 2020 e janeiro de 2021 apresentaram um possível novo míssil balístico intercontinental, um possível novo [míssil balístico lançado por submarino] e novos mísseis balísticos montados em cinco eixos", lê-se no relatório, segundo a mídia.

Os militares japoneses também alertaram que Pyongyang pode já ter a capacidade de atacar o Japão com armas nucleares.

Comentar