Paleontólogos portugueses encontram pegadas raríssimas de crocodilos do período Cretáceo (FOTOS)

As pegadas encontradas são de um tipo de crocodilo que teria vivido há 129 milhões de anos na zona à beira mar de Cabo Espichel, em Sesimbra, que fica a 44 quilômetros da capital Lisboa.
Sputnik

Uma equipe de pesquisadores portugueses divulgou, nesta quinta-feira (15), a descoberta de pegadas de crocodilos de cerca de 129 milhões de anos em Cabo Espichel, em Sesimbra, distrito de Setúbal, região metropolitana de Lisboa. O achado surpreendeu os exploradores já nos primeiros dias de retorno ao trabalho de campo, depois de um inverno dedicado à publicação de artigos científicos.

A mesma equipe anunciou em janeiro a identificação de 614 pegadas de dinossauro na mesma região. Mas segundo o paleontólogo Silvério Figueiredo, presidente do Centro Português de Geo-História e Pré-História e professor no Instituto Politécnico de Tomar, as pegadas de crocodilo agora descobertas são mais raras do que as de dinossauro.

"Encontrámos algumas pegadas de crocodilo, além das de dinossauro […], talvez mais importantes do que as dos dinossauros, uma vez que pegadas de dinossauro existem bastantes em Portugal", disse à agência Lusa.

Ele explicou que pegadas de crocodilos que foram contemporâneos dos dinossauros "já existem menos, assim em dois, três sítios, no máximo, identificadas em Portugal e não deste período". O professor detalhou que as descobertas anteriores eram do Jurássico, enquanto as atuais são do período Cretáceo e provavelmente as primeiras a serem identificadas no país.

Os estudiosos que fazem o trabalho de campo na zona do Cabo Espichel acreditam ainda que pode ser possível encontrar ovos de dinossauro no local, assim como aconteceu na Lourinhã, município mais à norte de Lisboa. No local, em pesquisas anteriores feitas pelo especialista em estratigrafia e sedimentologia, Pedro Proença e Cunha, foi possível encontrar e estudar ovos de dinossauro com embriões preservados.

Agora a equipe que atua nas falésias de Cabo Espichel, pretende procurar trilhos e medi-los para saber algum comportamento desses crocodilos antigos. Eles já suspeitam que pelas marcas encontradas, os animais estavam nadando e agora querem investigar de onde é que eles vinham e para onde iam.

Os estudiosos acreditam que o local onde encontraram as pegadas de crocodilo era há 129 milhões de anos uma laguna de clima tropical seco, frequentada por animais com toneladas de peso, herbívoros e carnívoros, que deixaram suas marcas impressas em várias camadas e em momentos distintos.

As expectativas dos pesquisadores são positivas, eles disseram que os achados em Cacho Espichel são de "exposição ímpar no mundo" e não descartaram a possibilidade de visitação guiada para o público futuramente, visto que a região oferece esse tipo de visitação de fósseis em outros sítios paleontológicos.
Comentar