Multimídia

Protestos populares em Cuba: os maiores já vistos nos últimos anos

Sputnik

Na terça-feira (13), Cuba limitou o acesso às redes sociais e a plataformas de mensagens incluindo o Facebook e WhatsApp, durante os maiores protestos contra o governo já vistos na ilha em décadas.

Até o momento, um homem de 36 anos morreu em Havana durante os protestos, enquanto várias pessoas foram detidas e feridas, de acordo com o Granma, jornal oficial do Partido Comunista Cubano.

Nesta quarta-feira (14), o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os protestos em Cuba são significativos e podem afetar a política norte-americana em relação ao país.

1 / 14
Na terça-feira (13), membros de uma comunidade cubana exilada em North Bergen, Nova Jersey, nos EUA, reagiram aos relatos de protestos em Cuba contra a deterioração da economia do país.
2 / 14
Viaturas policias e veículos civis foram vistos capotados na rua durante a manifestação contra o presidente cubano Miguel Diaz-Canel em Havana, no domingo (11).
3 / 14
O fotógrafo da AP, o espanhol Ramon Espinosa, é visto com ferimentos no rosto enquanto cobria uma manifestação contra o presidente cubano Miguel Diaz-Canel, em Havana, no domingo (11). Milhares de cidadãos que participaram dos raros protestos contra o governo comunista, marchavam pela cidade gritando "Abaixo a ditadura" e "Queremos a liberdade".
4 / 14
Um homem foi preso durante a manifestação contra o governo do presidente cubano Miguel Diaz-Canel em Havana, no domingo (11).
5 / 14
O embaixador cubano Pedro Nunez Mosquera falou apoio ao governo do presidente cubano Miguel Diaz-Canel em frente à Embaixada de Cuba, na Cidade do México, na segunda-feira (12). Cuba culpou a "política de sufocação econômica" dos EUA pelo comportamento antigovernamental dos protestos, enquanto o presidente Joe Biden apoiou os apelos para acabar com "décadas de repressão" na ilha comunista.
6 / 14
A imagem mostra outro homem sendo preso durante a manifestação contra o governo de Miguel Diaz-Canel, em Havana, no domingo (11).
7 / 14
Uma manifestante segura a bandeira cubana enquanto protestava em frente à Casa Branca, em Washington, nos EUA, na segunda-feira (12).
8 / 14
No domingo (11), pessoas se reuniram perto de um restaurante cubano no bairro de Little Havana, em Miami, na Flórida, em apoio aos protestos em Cuba.
9 / 14
Manifestantes contra o governo cubano são confrontados por membros do Proud Boys, incluindo o líder Henry "Enrique" Tarrio, durante um protesto em Miami no domingo (11). As manifestações começaram espontaneamente enquanto o país enfrenta sua pior crise econômica em 30 anos.
10 / 14
Apoiadores do governo caminham durante protestos contra e em apoio ao governo, em meio ao surto da COVID-19, em Havana, no domingo (11).
11 / 14
Um homem grita enquanto pessoas bloqueiam a via expressa Palmetto durante a manifestação em apoio aos cubanos, em Miami, na terça-feira (13). Uma pessoa morreu e mais de 100, incluindo jornalistas independentes e dissidentes, foram presas após o ato inédito em Cuba.
12 / 14
Veículos da polícia de Tampa, na Flórida, são bloqueados por manifestantes em uma estrada durante protesto contra o governo cubano, na terça-feira (13).
13 / 14
Policiais imobilizam uma pessoa durante os protestos contra e em apoio ao governo, em Havana, no domingo (11).
14 / 14
Membros de uma comunidade cubana exilada em North Bergen, New Jersey, nos EUA, marcham em reação aos relatos de protestos contra o governo de Cuba, na terça-feira (13).
Comentar