Nada pessoal, Biden, apenas negócios

Ao apoiar o projeto do gasoduto russo, a chanceler alemã Angela Merkel humilhou o presidente americano Joe Biden, em vez de apoiar o Ocidente na confrontação com Moscou.
Sputnik

O jornalista Andreas Kluth opinou, em seu artigo para Bloomberg, que a atitude de desprezo de Merkel a respeito de Biden se manifestou em sua recusa de se aproximar "ao menos uma polegada" das exigências de Washington sobre o Nord Stream 2.

O projeto Nord Stream 2 prevê a colocação de duas linhas de gasodutos da costa russa, através do mar Báltico, até a Alemanha. A construção de primeira linha já acabou, enquanto a segunda deve ser completada até o fim de agosto. Os EUA expressam ativamente sua oposição ao projeto, promovendo na Europa seu próprio gás natural liquefeito e tendo introduzido sanções contra o gasoduto no fim de 2019.

Kluth considera que a defesa persistente do Nord Stream 2 virará "uma mancha na reputação" da chanceler, uma vez que seu posicionamento afasta os Estados Unidos, bem como seus parceiros europeus, e demonstra "a hipocrisia" da Alemanha.

Comentar