Enorme lago desaparece misteriosamente em plataforma de gelo da Antártica (FOTO)

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que um enorme lago localizado na Antártica oriental desapareceu repentinamente, deixando apenas uma camada de gelo quebrado e uma depressão em forma de cratera de aproximadamente 11 km quadrados.
Sputnik

De acordo com o estudo publicado na revista Geophysical Research Letters, os pesquisadores descobriram o desaparecimento a partir de imagens de satélite que mostravam o antes e o depois do evento incomum, que ocorreu durante o inverno antártico de 2019 na plataforma de gelo Amery.

Estima-se que entre 600 e 750 milhões de metros cúbicos de água doce tenham escoado para o oceano. Embora os cientistas ainda não tenham a certeza de como o lago desapareceu em tão pouco tempo, o cenário mais provável é que o fundo tenha colapsado devido à enorme pressão.

"Acreditamos que o peso da água acumulada neste lago profundo abriu uma fissura na plataforma de gelo sob o lago, um processo conhecido como hidrofratura, que faz com que a água drene para o oceano abaixo", disse Roland Warner autor principal do estudo.

Um enorme lago antártico desapareceu misteriosamente.

A plataforma de gelo Amery é a terceira maior da Antártica, em alguma áreas a sua espessura chega a 1.800 metros. O referido lago estava localizado no topo desta área, em um lugar onde o gelo tem mais de 1.400 m de grossura. Embora não seja incomum ver lagos drenados em resultado deste fenômeno, os cientistas não esperavam que isso acontecesse com uma espessura de gelo tão grande.

"Uma vez que a água proveniente do degelo da superfície nas plataformas pode causar o seu colapso, elevando o nível do mar quando o gelo em terra não é mais retido, é importante compreender os processos que enfraquecem as plataformas de gelo", explicou Amanda Fricker, glacióloga do Instituto de Oceanografia Scripps.

Anteriormente, cientistas dos EUA alertaram que o derretimento das geleiras da Antártica coloca em risco a existência de cidades costeiras como Nova York e Xangai.

De acordo com cientistas, na região antártica há gelo suficiente para provocar um aumento do nível do mar em 60 metros como resultado do aquecimento global.

Comentar