EUA afirmam que lançamento de satélite iraniano fracassou, Teerã nega

Na última década, o Irã colocou vários satélites de vida curta em órbita e, em 2013, lançou um macaco ao espaço. Todavia, o programa espacial da República Islâmica tem tido alguns percalços.
Sputnik

O Irã conduziu um lançamento fracassado de foguete contendo um satélite nos últimos dias e está se preparando para tentar novamente, afirmam um oficial norte-americano e um especialista em foguetes à agência AP nesta quarta-feira (23).

O lançamento fracassado teria ocorrido no início de junho, no Centro Espacial Imam Khomeinei, na província de Semnan. Recentemente, a República Islâmica tem redobrado o esforço para avançar seu programa espacial em meio a tensões com o Ocidente devido ao acordo nuclear, conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês).

O ministro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Irã, Mohammad Javad Azari Jahromi, negou nesta quarta-feira (23) que Teerã tenha fracassado no lançamento de um satélite.

EUA afirmam que lançamento de satélite iraniano fracassou, Teerã nega

"Os satélites Pars 1 e Nahid estão nas instalações da agência espacial, negando assim a notícia", afirmou Azari em entrevista coletiva, fazendo referência a uma reportagem da emissora CNN, que primeiro relatou o suposto lançamento falhado.

Programa espacial iraniano

Na última década, o Irã colocou vários satélites de vida curta em órbita e, em 2013, lançou um macaco ao espaço.

O programa, todavia, tem tido alguns percalços. Um lançamento fracassado neste mês seria o quarto consecutivo para o foguete-portador Simorgh.

Enquanto isso, em abril de 2020, o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) revelou o seu próprio programa espacial secreto ao lançar com sucesso um satélite em órbita.

Comentar