FOTO de telescópio da NASA mostra fase final de fusão de galáxias a 274 milhões de anos-luz

Usando telescópio espacial Hubble da NASA e ESA, astrônomos conseguiram capturar uma imagem impressionante do sistema de duas galáxias em interação denominado IC 1623.
Sputnik

Esta formação está localizada a cerca de 274 milhões de anos-luz na constelação de Cetus (Baleia), relata portal Sci-News. 

O par de galáxias, também conhecido pelo nome Arp 236, foi descoberto em 19 novembro de 1897 pelo astrônomo dos EUA Lewis Swift.

"Hubble capturou o IC 1623 em 2008 usando dois filtros em comprimentos de onda ópticos e infravermelhos da Câmera Avançada para Pesquisas (ACS, na sigla em inglês)", informam astrônomos.

FOTO de telescópio da NASA mostra fase final de fusão de galáxias a 274 milhões de anos-luz

Uma das galáxias no sistema IC 1623 tem uma quantidade substancial de gás quente e denso. Esse gás também é encontrado na região de sobreposição que conecta os dois núcleos de galáxias.

O par está se aproximando da fase final de sua fusão, quando um violento fluxo central de gás desencadeará uma intensa atividade de formação estelar que poderia impulsionar a luminosidade infravermelha acima do limiar ultraluminoso.

Futuras observações das galáxias com o Telescópio Espacial James Webb vão lançar mais luz sobre os processos que alimentam a formação de estrelas em ambientes como o de IC 1623.

Comentar