Notícias do Brasil

CPI da Covid: Bolsonaro pode ser incluído no rol de investigados

Segundo o portal Terra, juristas estudam até onde vai a competência do colegiado a pedido de um grupo de senadores que sugere a entrada de Jair Bolsonaro na lista de investigados no plenário.
Sputnik

Na semana passada, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid anunciou que investiga 14 pessoas, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o seu antecessor, Eduardo Pazuello. Nesta segunda-feira (21), um grupo majoritário da CPI composto por sete senadores de oposição e independentes pretende decidir em reunião se o presidente Jair Bolsonaro deve entrar nesta lista ou não.

CPI da Covid: Bolsonaro pode ser incluído no rol de investigados

Segundo reportagem do Terra, um grupo de juristas já estuda, a pedido da CPI, os crimes que podem ser imputados ao presidente da República e outras autoridades por omissões no combate à pandemia da COVID-19. Desde o dia 11 de junho, especialistas avaliam como enquadrar em delitos atos de escolhas administrativas deliberadamente equivocadas e desinformação.

Também se discute a competência da comissão de investigar o presidente da República, caso Bolsonaro integre a lista de investigados. Quando divulgou a relação dos 14 nomes na sexta-feira (18), o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), indicou a intenção de colocar Bolsonaro na mesma lista. Mas ressalvou que a competência da CPI para isso ainda é analisada.

O encontro também deve servir para os senadores debaterem como a comissão vai tratar as declarações dadas pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Em depoimento à CPI na semana passada, Witzel levantou suspeita de ilegalidade na gestão de hospitais federais no Rio.

Comentar