Pedro Castillo é eleito presidente do Peru

Considerado de esquerda, Pedro Castillo foi eleito presidente do Peru nesta terça-feira (15), derrotando a candidata de direita Keiko Fujimori.
Sputnik

O socialista Pedro Castillo, do Peru Livre, venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 50,125% dos votos válidos. Keiko Fujimori, da Força Popular, terminou com 49,875%, segundo dados do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol). Castillo recebeu 8.835.579 votos, 44.058 a mais do que Fujimori.

A eleição, que expôs fortes divisões no país andino, ainda enfrenta possíveis contestações legais de Fujimori, que fez acusações de fraude, embora sem apresentar evidências que sustentem sua afirmação.

Pedro Castillo é eleito presidente do Peru

'Não devemos usar palavras inapropriadas'

Horas antes do resultado final, o presidente peruano, Francisco Sagasti, rejeitou o uso da palavra "fraude" para caracterizar o segundo turno das eleições presidenciais do país.

"O que você tem que fazer é ter confiança [nas autoridades eleitorais], acho que não devemos nos apressar, muito menos usar palavras totalmente inapropriadas como fraude, e vamos esperar os resultados com tranquilidade, com calma", disse Sagasti nesta terça-feira (15).

Pedro Castillo é eleito presidente do Peru

Promessas do novo presidente

Durante a campanha, Castillo prometeu redigir uma nova constituição para dar ao Estado mais controle sobre a economia. 

No primeiro turno, o socialista não liderava as pesquisas, porém, após prometer nacionalizar o gás advindo do projeto Camisea, o mais importante do país, e afirmar que aumentaria os investimentos em educação em até 10%, seu nome disparou nas pesquisas.

Comentar