Yuan pode se tornar 'moeda de escolha' no mundo até 2050, opina presidente de banco chinês

China está entrando em um período de desenvolvimento econômico que vai criar uma nova infraestrutura para permitir a utilização global do yuan, de acordo com uma ex-vice-governadora do Banco Central chinês.
Sputnik

À medida que a economia chinesa se integra com o resto do mundo, as entidades do mercado utilizarão o yuan para fins transfronteiriços. Embora no âmbito do chamado plano de "dupla circulação" a globalização do yuan tenha como objetivo servir a economia real, o comércio e o investimento da China, disse Hu Xiaolian, presidente do Banco de Exportação e Importação da China.

"Em meados deste século, a China poderá ter o maior e mais aberto mercado financeiro do mundo para funcionar com as regras e normas mais inclusivas do mundo, promovendo a cooperação internacional", afirmou Hu.

O plano de "dupla circulação" da China centra-se mais no mercado nacional e é a abordagem estratégica da China para se adaptar a um mundo exterior. Esta abordagem permitirá ao país asiático depender menos de sua estratégia de desenvolvimento orientada para a exportação, mas sem a abandonar totalmente, escreve South China Morning Post.

Atualmente, a internacionalização do yuan ainda se encontra em sua fase inicial e está orientada para satisfazer as necessidades de pagamento das importações do mercado interno chinês, relata o jornal.

A transição para uma nova fase de globalização do yuan dependerá de uma abertura mais profunda e alargada dos mercados financeiros da China, da criação de um mercado de capitais convertíveis, bem como de laços mais estreitos entre a China e o resto do mundo, acrescentou Hu.

Yuan pode se tornar 'moeda de escolha' no mundo até 2050, opina presidente de banco chinês

No âmbito de seu 14º Plano quinquenal, a China pretende construir um mercado de capitais de vários níveis e desenvolver as ligações entre os mercados de capitais nacionais e estrangeiros.

No final de 2020, as entidades estrangeiras tinham 62% mais ações em yuans e 47% mais obrigações em yuans do que no ano anterior.

A especialista acrescentou que os fluxos de capitais e as regras do mercado chinês tornariam o yuan a moeda mais preferida do mundo até 2050.

"Até lá, é provável que o yuan seja a moeda preferida e possa ser utilizado livremente, ao serviço do comércio e do investimento mundiais, ao tornar-se uma moeda de confiança", afirmou.

Além disso, o financiamento verde também trará novas oportunidades para a internacionalização do yuan, segundo a especialista.

Comentar