Ex-ministro das Finanças aposta no yuan como alternativa ao dólar na Rússia

Fundo Nacional de Riqueza da Rússia está enfrentando uma mudança radical em sua estrutura no próximo mês para retirada total do dólar. Ex-ministro das Finanças acredita no yuan como alternativa.
Sputnik

Em julho, o Fundo Nacional de Riqueza da Rússia mudará radicalmente sua estrutura para reduzir a zero o uso do dólar, mudando suas participações para o ouro, bem como para outras moedas, como o euro e o yuan.

O chefe da Câmara de Contas da Rússia, Aleksei Kudrin, nomeou uma alternativa ao dólar depois que Moscou decidiu sobre o Fundo Nacional de Riqueza. De acordo com Kudrin, que serviu como ministro das Finanças da Rússia entre 2000 e 2011, a Rússia poderia recorrer ao yuan e aumentar seus fundos soberanos em moeda chinesa.

"Embora não seja tão estável quanto o dólar americano, o yuan se tornou uma moeda de classe mundial", disse o funcionário, acrescentando que outros ativos desse tipo são o ouro, o franco suíço e a libra esterlina. 

O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, anunciou no início deste mês a intenção de reduzir a participação do dólar no Fundo Nacional de Riqueza. Já a libra esterlina deve ter seu uso reduzido para 5%, enquanto a participação do euro e do yuan, ao contrário, podem aumentar para 40 e 30%, respectivamente.

Comentar