Notícias do Brasil

'Bolsonaro vê um Israel bíblico', diz signatária de carta de judeus que pede saída do presidente

Carta aberta assinada por mais de 230 intelectuais judeus afirma que chegou a hora de tomar posição contra o "genocídio" que ocorre no Brasil. A Sputnik Brasil conversou com uma das signatárias.
Sputnik

Mais de 230 intelectuais judeus brasileiros assinaram na semana passada uma carta aberta em que afirmam que chegou a hora de "chamar as coisas pelo nome", declarando que o governo de Jair Bolsonaro "tem fortes inclinações nazistas e fascistas".

"É preciso chamar as coisas pelo nome. É chegada a hora de nós, intelectuais, livres-pensadores, judeus e judias progressistas, descendentes das maiores vítimas do regime nazista, posicionarmos, como atores sociais diante do debate público sobre o atual momento nacional. É perceptível que o governo encabeçado por Jair Bolsonaro tem fortes inclinações nazistas e fascistas [...]. O Fora Bolsonaro deve ser o chamado uníssono da hora. É o chamado contra o genocídio", lê-se no documento.

O manifesto é assinado, entre outros, pelos historiadores Lilia Schwarcz e Michel Ghermen, a cientista Natalia Pasternak e Lucia Chermont, doutoranda em história social pela Universidade Estadual de São Paulo em Franca (UNESP-FRANCA).

Chermont conversou com Sputnik Brasil sobre as motivações que levaram à formulação da carta e a polarização dentro da comunidade judaica brasileira diante do governo Bolsonaro.

'Humilhação pública'

A carta surge após a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro publicar uma nota de repúdio assinada pelo presidente da instituição, Alberto David Klein, afirmando que o historiador Michel Gherman banaliza o Holocausto e fortalece o antissemitismo ao dizer que bolsonarista deve ser tratado como nazista ou fascista.

Chermont comenta que a ideia da carta surge após a divulgação da nota de repúdio, "querendo cancelar [Gherman], fazendo uma humilhação pública a um intelectual de esquerda".

"Existem muitas pessoas que endossam essa postura [do Gherman]. Ele é um porta-voz, mas por trás dele tem um grande número de judeus, de descendentes de sobreviventes do Holocausto, que pensam a mesma coisa."

Israel bíblico

A doutoranda em história social comenta que Bolsonaro não apoia Israel, mas possui um vínculo ideológico e partidário com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

'Bolsonaro vê um Israel bíblico', diz signatária de carta de judeus que pede saída do presidente
"Isso não quer dizer que ele apoia Israel, ainda mais porque o que o Bolsonaro vê é muito próximo do que os evangélicos veem: um Israel bíblico. Não é o Israel onde o aborto está legalizado desde a década de 1970, não é o Israel onde os restaurantes veganos são numericamente expressivos, onde a comunidade LGBT tem uma liberdade e são aceitos", afirma Chermont.

Para Chermont, Bolsonaro vende para apoiadores a ideia de um Israel belicoso, com um nacionalismo fervoroso e um fanatismo religioso, mas "Israel é muito mais do que isso".

Um novo fascismo

O forte teor da carta aberta é sublinhado por Chermont, que afirma que denunciar as "posturas antidemocráticas" e atitudes contra as minorias do presidente do Brasil é também uma luta antissemita.

"A questão totalitária não é só contra o judeu. A frase 'nunca mais com ninguém', não quer dizer só contra o judeu, ainda mais porque existem algumas correntes que dizem que no Brasil o judeu é branco. E aqui o preconceito forte é contra o negro. Você lutar contra o preconceito contra o negro é uma forma de você lutar contra o antissemitismo também", garante a doutoranda.

Ela cita o historiador das ideias Michael Löwy para afirmar que o fascismo de Bolsonaro não é o mesmo dos anos 1930, "é um novo fascismo", com características próprias.

Comunidade judaica polarizada

Muitos estados brasileiros possuem uma federação israelita. Chermont afirma que os diretores e os presidentes dessas federações normalmente são empresários, pessoas que patrocinam a comunidade. E muitas vezes podem ter um viés que não representa todo o grupo.

'Bolsonaro vê um Israel bíblico', diz signatária de carta de judeus que pede saída do presidente
"Tem gestões mais conservadoras, [outras] menos conservadoras. A Federação [Israelita] do Rio de Janeiro tem, de uma forma quase que permanente, tido uma postura bastante agressiva com qualquer pessoa que se opõe ao governo Bolsonaro", comenta a doutoranda.

Chermont espera que com a repercussão que a carta aberta está recebendo, novas pontes surjam. "A minha esperança é de um diálogo. A comunidade judaica não é tão numericamente expressiva. Deveria haver espaço para o entendimento", conclui.

Comentar