EUA querem dar 8.000 vistos especiais para afegãos que ajudaram na guerra

O Departamento de Estado dos EUA quer fornecer 8 mil vistos especiais para afegãos que apoiaram o Exército norte-americano durante a guerra.
Sputnik

O Departamento de Estado dos EUA pedirá ao Congresso que aumente o número de vistos especiais de imigrantes de 4.000 para 8.000 para aqueles que apoiaram o esforço de guerra de Washington no Afeganistão, disse o secretário adjunto de Administração e Recursos Brian McKeon nesta sexta-feira (28).

"O Congresso concede autorização para um certo número de vistos a cada ano. Normalmente, nos últimos anos, eles fornecem 4.000 vagas. Nós estamos pedindo 8.000 este ano", disse McKeon a repórteres.

Vale lembrar que, no início desta semana, os EUA anunciaram que a retirada de suas forças do Afeganistão, oficializada no 1º de maio de 2021, já estava completa em 20%.

Joe Biden anunciou sua intenção de terminar a campanha de 20 anos dos EUA no Afeganistão, jurando retirar a totalidade das forças americanas de solo afegão até 9 de setembro deste ano.

Duas décadas de operações militares dos EUA no Afeganistão marcaram os povos afegão e norte-americano, bem como toda a comunidade internacional.

O conflito resultou na morte de mais de 2.300 soldados norte-americanos, e na morte e ferimentos de centenas de milhares de afegãos.

EUA querem dar 8.000 vistos especiais para afegãos que ajudaram na guerra

Comentar