Notícias do Brasil

Pandemia vai se intensificar no Brasil nas próximas semanas, alerta Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que a média de mortes diárias pelo coronavírus devem alcançar 2.200 nas próximas semanas. 
Sputnik

Em seu relatório Observatório COVID-19, a entidade disse ainda que a ocupação de leitos de UTI para a doença aumentou ou continua em patamar elevado em quase todo o Brasil. 

De acordo com o documento, houve uma estabilização das taxas de mortalidade da COVID-19 entre 16 e 22 de maio, em torno de 1.900 óbitos por dia, nível considerado alto. Até 10 de maio, a tendência era de queda.

No entanto, está ocorrendo um aumento do número de casos, o que vai se refletir em uma alta nas mortes nas próximas duas semanas. 

"Esse contexto vai gerar novas pressões sobre todo o sistema de saúde. O aumento no número de internações, demonstrado pelo crescimento das taxas de ocupação dos leitos de UTI, é resultado desse novo quadro da pandemia no Brasil", diz o relatório. 

O Observatório COVID-19 ressalta ainda o rejuvenescimento da pandemia, o que, "associado à circulação de novas variantes do vírus no país e ao relativo sucesso da campanha de vacinação entre populações mais idosas, torna mais crítico o tratamento para casos graves entre grupos mais jovens".

Comentar