Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 26 de maio

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta quarta-feira (26), marcada pela falta de autossuficiência do Brasil, pela confirmação de encontro entre Putin e Biden e pelas palavras da "capitã cloroquina" na CPI da Covid.
Sputnik

Brasil segue rumo a 500 mil mortes por COVID-19

Com as cifras apresentadas na terça-feira (25), o Brasil se mantém na segunda posição em número de óbitos por COVID-19 no mundo, atrás apenas dos EUA e à frente da Índia. De acordo com o levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins, os Estados Unidos se aproximam dos 600 mil óbitos, enquanto a Índia soma pouco mais de 300 mil mortes por COVID-19. Além dos óbitos registrados, o CONASS informou que foram contabilizados 73.453 novos casos de coronavírus no Brasil, o que leva o total de infecções para 16.194.209.

  • Uma nova variante do coronavírus foi encontrada em uma amostra de Itirapina, circulando também em Porto Ferreira, ambos municípios paulistas. A variante P.4 tem origem desconhecida, mas foi primeiramente reconhecida no leste de São Paulo e posteriormente observada em alta frequência na cidade de Porto Ferreira.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 26 de maio

Sem condições de se sustentar, Brasil oferece vacinas a países pobres

Apesar das recentes críticas pela população de que faltam vacinas contra COVID-19 para imunizar os brasileiros, o governo federal afirmou na Organização Mundial da Saúde (OMS) que o Brasil deve fornecer vacinas a países mais pobres. Enquanto isso, na CPI da Covid, conduzida pelo Senado federal, foi divulgada uma redução de 50% na encomenda brasileira de vacinas de prevenção à COVID-19 ao consórcio COVAX. O governo brasileiro ainda não forneceu detalhes sobre quando isso poderia ocorrer e quais seriam os destinos das doses.

  • Conhecida como "capitã cloroquina", Mayra Pinheiro afirmou que seria "inadmissível" não recomendar o uso de medicamentos para o tratamento precoce contra a COVID-19. A utilização de remédios como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina não tem eficácia comprovada contra o coronavírus. Ao ser questionada se ainda mantinha a defesa do uso da cloroquina, a funcionária do Ministério da Saúde afirmou que sim.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 26 de maio

Kremlin e Casa Branca confirmam encontro entre Putin e Biden em Genebra

Vladimir Putin e Joe Biden, presidentes da Rússia e dos EUA, respectivamente, terão seu primeiro encontro em 16 de junho em Genebra, Suíça, anunciou na terça-feira (25) o serviço de imprensa do Kremlin. O encontro tem o objetivo de discutir o estado e as perspectivas do futuro desenvolvimento das atuais relações russo-americanas, bem como os problemas de estabilidade estratégica, cooperação na luta contra a pandemia do coronavírus e a solução de conflitos regionais.

  • Logo após a confirmação do encontro dos dois líderes, na terça-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a repórteres que as sanções dos EUA contra a empresa Nord Stream 2 AG, que gere a construção do gasoduto Nord Stream, seriam contraproducentes para as relações europeias. O presidente norte-americano ressaltou que as sanções dos EUA contra a Nord Stream 2 AG não fariam nada para impedir o projeto, que está quase pronto.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 26 de maio

Joe Biden recebe família de George Floyd

Na terça-feira (25), o presidente norte-americano, Joe Biden, recebeu a família do cidadão afro-americano George Floyd, que foi morto há um ano, em 25 de maio de 2020. O encontro ocorreu na Casa Branca, onde conversaram sobre a "dura realidade" do racismo. De acordo com o sobrinho de George Floyd, Brandon Williams, o líder norte-americano mostrou "preocupação genuína" pela família. Apesar dos fatos, as alterações à legislação para as forças de segurança com o propósito de combater eficazmente os comportamentos racistas por parte da polícia seguem paradas no Capitólio.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 26 de maio

Eleições presidenciais começam na Síria

Nesta quarta-feira (26), foram iniciadas as eleições presidenciais na Síria. Durante todo o dia da votação, o procedimento será observado por jornalistas internacionais e observadores convidados de vários países. A presidência será concorrida pelo atual líder Bashar Assad, pelo candidato da oposição Mahmoud Ahmad Marie e pelo ex-deputado do Partido Socialista Abdullah Salloum Abdullah. Entretanto, os chanceleres de Reino Unido, EUA, Alemanha, França e Itália chamaram a comunidade internacional, em uma declaração conjunta publicada em 25 de maio, a não reconhecer os resultados destas eleições já que estas não podem ser "nem livres nem justas". O presidente atual sírio, por sua vez, disse que "atividade dos sírios nas eleições presidenciais é suficiente para responder a estas acusações do Ocidente e sua recusa de não as reconhecer". O Ministério das Relações Exteriores da Rússia também avisou que os terroristas do grupo Jabhat al-Nusrah (organização terrorista proibida na Rússia) estão preparando em território sírio provocação com uso dos materiais tóxicos.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 26 de maio

Índia enfrenta mais desastres, em meio à crise de pandemia

Outro ciclone poderoso, o Yaas, atingiu a Índia e destruiu dezenas de milhares de casas nesta quarta-feira (26). A tempestade ocasionou o fechamento do aeroporto regional de Kolkata. Segundo informações da agência Associated Press, mais de 1,2 milhão de pessoas foi evacuado das zonas sob perigo. A situação está agravada pelo fato de que ainda não foram reparadas as consequências do ciclone Tauktae que atingiu o território indiano na semana passada e matou mais de 90 cidadãos. Além disso, pela primeira vez, a Índia registrou um caso de fungo amarelo em um dos pacientes com COVID-19, de acordo com DNA India. O paciente foi observado com três fungos ao mesmo tempo – amarelo, preto e branco, conforme informou médico do estado indiano de Uttar-Pradesh. O paciente passou semanas sendo tratado e parecia estar se recuperando, mas logo depois piorou. Entre os sintomas, foram apontadas fadiga, perda de apetite e peso e lenta recuperação.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 26 de maio
Comentar