FOTOS revelam 'estranho mundo' semelhante a Marte na África Ocidental

As imagens obtidas por um astronauta francês a partir da Estação Internacional mostram um mundo estranho de tonalidade ocre, que lembra a orografia de Marte.
Sputnik

O astronauta francês, Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), divulgou novas imagens do chamado "Olho do Saara", na África Ocidental, tiradas a mais de 400 quilômetros sobre a superfície da Terra a partir da Estação Espacial Internacional (EEI, na sigla em inglês).

Ao divulgar as imagens, o astronauta ressaltou a semelhança da formação com a superfície de Marte devido a sua cor avermelhada e alaranjada, bem como a profunda fenda representada em seu centro.

"Não há nuvens, porém, as cores vermelho e ocre se estendem até o horizonte [...]. Pensei que estava orbitando Marte quando contemplei esta vista", afirmou Pesquet.

A Estrutura de Richat, como o fenômeno é chamado oficialmente, tem aproximadamente 50 quilômetros de diâmetro e foi descoberta em 1965 pelos astronautas da NASA James McDivit e Edward White, durante a missão espacial Gemini 4.

A hipótese inicial do surgimento desta enigmática formação geológica no centro de Mauritânia indicava o impacto de um meteorito que caiu na Terra há centenas de anos.

No entanto, os estudos revelaram que a origem da estrutura é totalmente geológica, e que foi resultado da erosão ao longo de milhões de anos.

Comentar