Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 25 de maio

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta terça-feira (25), marcada pelo alerta da Pfizer ao Brasil, pela presença comportada de Bolsonaro no Equador, pelo cerco da UE contra Belarus e pela colisão de trens na Malásia.
Sputnik

Brasil não só chega como ultrapassa 450 mil mortes por COVID-19

Na segunda-feira (24), o Brasil registrou 841 novas mortes por COVID-19, alcançando a marca de 450.026 óbitos causados pela doença. Conforme dados do consórcio dos veículos de imprensa com base em informações das secretarias estaduais de Saúde, o Brasil chegou a uma média móvel de mortes diárias de 1.881 óbitos. A variação é de queda de 5% na média de mortes, o que mostra uma tendência de estabilidade. A média móvel de óbitos no país está há 124 dias acima de mil mortes diárias. A variante indiana da COVID-19 já foi identificada no Maranhão, enquanto Distrito Federal, Ceará, Pará e Rio de Janeiro investigam casos suspeitos.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 25 de maio

Pfizer alerta, Brasil não 'escuta'

Segundo documentos enviados à CPI da Covid, a farmacêutica Pfizer alertou o governo de Jair Bolsonaro que as doses reservadas ao Brasil seriam distribuídas a outros países se não houvesse resposta às propostas. A Pfizer enviou um e-mail com os termos atualizados do acordo, ressaltando que o governo precisaria responder até 7 de dezembro e que, após essa data, as doses reservadas ao Brasil poderiam ser distribuídas a outros países. Ao todo, foram enviados sete e-mails a Bolsonaro, cobrando uma posição às propostas enviadas ao longo do mês de agosto, sem nenhuma resposta.

  • A CPI da Covid retorna nesta terça-feira (25) às 09h00 com o depoimento da "capitã cloroquina", Mayra Pinheiro. Os senadores pretendem descobrir o que a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde foi fazer em Manaus no início de janeiro, bem como suas ações em um dos momentos trágicos da pandemia no país.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 25 de maio

Blinken inicia missão no Oriente Médio para sustentar cessar-fogo em Gaza

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, inicia sua missão no Oriente Médio para contribuir para a redução das tensões na região. Sua visita ocorre dias depois de Israel e Hamas chegarem a um acordo de cessar-fogo após 11 dias de batalha, que resultou na morte de 243 palestinos e 13 israelenses. Blinken iniciará sua viagem com a visita a Israel, onde o premiê israelense Benjamin Netanyahu está lutando por sua vida política. Além disso, deve se encontrar com o presidente palestino Mahmoud Abbas, que não tem poder em Gaza. Posteriormente, o secretário norte-americano visitará o Egito e a Jordânia.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 25 de maio

Guillermo Lasso assume a presidência do Equador com presença de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro participou na segunda-feira (24) da posse do presidente eleito do Equador, Guillermo Lasso, seguindo os protocolos sanitários do país durante todo o evento. O cumprimento das recomendações sanitárias, como o uso de máscara, em sua viagem internacional contrasta com a atitude do presidente brasileiro durante um ato pró-Bolsonaro realizado no Rio de Janeiro no último domingo (23), no qual o presidente participou de aglomeração causada pela manifestação e não usou máscara durante sua participação no ato. Em seu discurso de posse, o presidente eleito do Equador destacou a importância da democracia no país, afirmando que ela é a única resposta ao autoritarismo.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 25 de maio

União Europeia aperta cerco contra Minsk após pouso 'inaceitável' de avião da Ryanair

Após o avião da Ryanair, que fazia a rota entre Atenas, na Grécia, e Vilnius, na Lituânia, ter que fazer um pouso de emergência em Minsk devido a uma ameaça de bomba, que pouco depois foi confirmada como falsa, a UE discutiu na segunda-feira (24) na cúpula em Bruxelas quais medidas tomaria contra Belarus. 

O Conselho Europeu exigiu que as autoridades de Belarus libertassem imediatamente o jornalista Roman Protasevich e convocou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) a investigar o pouso "sem precedentes" do avião da Ryanair na capital bielorrussa. Além disso, o conselho pediu que o espaço aéreo da UE fosse fechado para aeronaves bielorrussas, assim como os aeroportos dentro do território da UE, e que os voos dos países do bloco evitassem passar pelo espaço aéreo bielorrusso. 

  • Londres disse na segunda-feira (24) que emitiu instruções para que as aeronaves do Reino Unido evitassem o espaço aéreo de Belarus, decretando a proibição da transportadora aérea de bandeira de Belarus, a Belavia.
  • A companhia aérea francesa Air France também suspendeu seus voos no espaço aéreo de Belarus, seguindo a recomendação da UE.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 25 de maio

Colisão de trens deixa pelo menos 200 feridos na Malásia

Uma colisão de trens deixou pelo menos 200 pessoas feridas na Malásia, na segunda-feira (24). Dois trens metropolitanos colidiram de frente em um túnel subterrâneo na capital Kuala Lumpur. A colisão deixou 47 pessoas gravemente feridas e 200 outras com ferimentos leves. O ministro dos Transportes, Wee Ka Siong, afirmou que a colisão foi o primeiro grande acidente em 23 anos de operação, e garantiu uma investigação completa do caso.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 25 de maio
Comentar