'É nossa grande vizinha': presidente da Comissão Europeia destaca importância da Rússia para UE

Na segunda-feira (24), a presidente da Comissão Europeia destacou a importância da Rússia como nação vizinha, sendo uma fonte de comércio e investimento para a União Europeia (UE).
Sputnik

A Rússia, apesar de "atividade desestabilizadora" em relação à UE, permanece sendo a maior vizinha e mais próxima do bloco econômico europeu, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Além disso, a Rússia é uma atuante importante na área internacional, destacou von der Leyen durante discurso após o primeiro dia da cúpula da União Europeia onde discutiram as relações russas com o bloco.

"A Rússia é nossa grande vizinha, e permanece sendo uma fonte de comércio e investimento para a União Europeia. Temos longas fronteiras comuns, e a Rússia também é uma atuante importante internacional na luta contra os desafios globais e na solução de assuntos regionais", segundo von der Leyen.

Von der Leyen adicionou que, mesmo diante dos pontos em comum com a Rússia, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, e ela foram encarregados de preparar um relatório sobre as relações com a Rússia para a próxima cúpula, que será realizada em junho.

"Baseando-se nesse relatório, analisaremos nossas relações com a Rússia no próximo Conselho da UE", declarou a presidente da Comissão Europeia.

Na segunda-feira (24), líderes europeus se reuniram em Bruxelas, capital da Bélgica, para discutir a situação em torno do pouso de emergência de avião comercial da Ryanair em Belarus, da Rússia, do Reino Unido, do Oriente Médio e do Mali, segundo o comunicado da UE.

Comentar