Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 24 de maio

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta segunda-feira (24), marcada pela aglomeração de Bolsonaro, pela reunião do Conselho Europeu em Bruxelas, pela prisão de opositor de Lukashenko em Belarus e pela erupção de vulcão no Congo.
Sputnik

Brasil se aproxima das 450 mil mortes por COVID-19

O Brasil registrou 860 mortes pela COVID-19 nas últimas 24 horas, fazendo com que a quantidade de óbitos pela doença chegasse a 449.068, segundo boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). De acordo com a atualização divulgada no domingo (23), foram contabilizados 38.819 novos casos do coronavírus. Ao todo, 16.083.258 de pessoas já foram infectadas. Devido à subnotificação, no entanto, o número real provavelmente é muito maior.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 24 de maio

Bolsonaro surge sem máscara, gera aglomeração e ignora pandemia

No domingo (23), o presidente Jair Bolsonaro participou de manifestação em apoio ao seu governo no Rio de Janeiro, que contou com a presença do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Sem máscara, Bolsonaro caminhou entre os presentes e subiu em um carro de som. Ele fez um curto discurso para os presentes. O general Eduardo Pazuello subiu no veículo e ficou ao lado do presidente, também sem usar máscara, assim como o deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ). O uso da máscara é obrigatório no município e eventos com aglomerações estão proibidos. Ao participar do ato sem máscara, Pazuello também descumpriu determinações do Exército.

  • O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, será enviado para a reserva pelo comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, devido a sua participação em ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Pazuello esteve ao lado do chefe de Estado em manifestação realizada no domingo (23) no Rio de Janeiro. Sem máscara, o ex-ministro da Saúde subiu em um carro de som durante o ato, no Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 24 de maio

Conselho Europeu se reúne para discutir novas sanções contra Rússia

Nos dias 24 e 25 de maio, os líderes do Conselho Europeu se encontrarão em uma reunião presencial, em Bruxelas, para discutir assuntos externos. Durante a reunião, o Conselho Europeu discutirá possíveis novas sanções contra a Rússia relacionadas a direitos humanos e cibersegurança, enquanto o Reino Unido estará focado em assuntos pós-Brexit, incluindo direitos e obrigações no Acordo de Cooperação e Comércio entre os britânicos e a União Europeia.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 24 de maio

Opositor de Lukashenko é detido após pouso forçado de avião em Belarus

Um voo da Ryanair, que partiu da Grécia com destino à Lituânia, onde o ativista e jornalista Roman Protasevich estava exilado desde novembro de 2020, foi desviado a Belarus após suposta ameaça de bomba a bordo da aeronave. Na ocasião, o avião foi escoltado por um caça MiG-29. O opositor foi detido durante a inspeção da aeronave, enquanto todos os passageiros foram enviados a um posto de controle para nova análise dos documentos. O caso chamou atenção internacional, com outros opositores do governo bielorrusso e autoridades de outros países acusando o presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko de ordenar o pouso forçado do avião comercial para deter seu opositor.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 24 de maio

Oito mil pessoas cruzam fronteira do Congo após erupção de vulcão

A erupção do vulcão no monte Nyiragongo, na República Democrática do Congo, matou 15 pessoas, informaram autoridades no domingo (23). O fenômeno gerou caos na cidade de Goma e nos arredores, onde vivem cerca de dois milhões de pessoas. Mais de 500 casas foram destruídas pela lava, e cerca de 30 mil pessoas tiveram de fugir das áreas afetadas. Quase oito mil pessoas migraram para Ruanda, na fronteira com os locais mais atingidos. A Unicef declarou haver mais de 170 crianças desaparecidas.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 24 de maio
Comentar