'Deram provas em guerras': Polônia se torna 1º país da OTAN a comprar drones da Turquia

O Ministério da Defesa da Polônia afirmou que compraria vários drones armados com projéteis antitanque da Turquia, com o país europeu se tornando o quinto a fazer tal aquisição.
Sputnik

Varsóvia comprará 24 drones armados da Turquia, anunciou no sábado (22) Mariusz Blaszczak, ministro da Defesa da Polônia, em declarações a uma rádio estatal polonesa.

A Polônia disporá assim de Bayraktar TB2, bem como de um pacote de logística e treinamento para esses veículos aéreos não tripulados (VANT), com o país europeu se tornando o primeiro da OTAN a comprar drones fabricados na Turquia.

Os VANT, armados com projéteis antitanque, "deram provas em guerras", e uma empresa militar polonesa faria manutenção do produto, de acordo com Blaszczak, mas não revelou mais detalhes.

O contrato não terá concurso de aquisição e será assinado durante uma visita à Turquia na próxima semana de Andrzej Duda, presidente da Polônia.

Citadas no sábado (22) pela agência britânica Reuters, as autoridades turcas afirmam que o país se tornou o quarto maior produtor de VANT, depois que Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, aumentou a produção nacional para reduzir a dependência do país de armas ocidentais.

Os drones já foram vendidos ao Azerbaijão, Ucrânia, Qatar e Líbia, tendo Erdogan dito em março que a Arábia Saudita também estava interessada em comprar os Bayraktar TB2.

Comentar