Rússia já produz em série robôs de combate com inteligência artificial, diz ministro da Defesa

Rússia começou produção em série de robôs de combate dotados de inteligência artificial, capazes de combater de forma autônoma, disse o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.
Sputnik

"Já há não só modelos experimentais, mas robôs que podem realmente ser mostrados em filmes, capazes de combater de forma autônoma", afirmou o ministro.

Shoigu também salientou que está sendo feito um importante trabalho na área das "armas do futuro".

Atualmente, várias empresas russas de defesa estão fabricando robôs de combate para o Exército. O consórcio Kalashnikov está criando uma máquina no âmbito do desenvolvimento do complexo robotizado Soratnik. De acordo com o especialista militar Viktor Murakhovsky, as principais missões do robô serão a proteção territorial e trabalhos de inteligência.

A empresa russa Uralvagonzavod, que pertence à corporação estatal russa Rostec, está desenvolvendo máquinas autônomas na base no tanque T-72B3, uma terá armamento pesado, a outra será dotada de canhões automáticos.

Rússia já produz em série robôs de combate com inteligência artificial, diz ministro da Defesa

As Forças Armadas da Rússia já têm em serviço vários sistemas robóticos de combate, entre os quais o Uran-9, desenvolvido para missões de reconhecimento, apoio de fogo e eliminação de equipamentos blindados do adversário.

O armamento do sistema roborizado Uran-9 consiste de um sistema de mísseis antitanque Ataka, lança-chamas Shmel-M e um canhão automático 2A72 de 30 mm.

Anteriormente Shoigu declarou que o Ministério da Defesa continuará expandindo a gama de complexos robóticos militares. Segundo ele, um dos domínios prioritários é equipar as Forças Armadas com sistemas autônomos.

Comentar