Redemoinhos hipnotizantes: sonda da NASA estuda fenômeno peculiar em Júpiter (FOTOS)

Em 2020, o astrônomo amador Clyde Foster descobriu uma forma oval em Júpiter perto da famosa Grande Mancha Vermelha.
Sputnik

Nesse ano, a espaçonave Juno da NASA passou pelo planeta e observou com precisão o local, apelidado de Mancha de Clyde. A sonda "revisitou" o mesmo lugar em abril de 2021, descobrindo que agora possuía um aspecto completamente diferente, informa o site CNET.

Em um comunicado na terça-feira (18) a NASA descreve o local como "uma nuvem de matéria em erupção acima das camadas superiores da atmosfera de Júpiter". O planeta, que é o maior de nosso Sistema Solar, é também conhecido por produzir formações atmosféricas peculiares, muitas das quais se dissipam rapidamente. Contudo, ao que parece, a Mancha de Clyde tem algum poder de permanência.

Redemoinhos hipnotizantes: sonda da NASA estuda fenômeno peculiar em Júpiter (FOTOS)
A agência espacial norte americana explicou que a Mancha de Clyde "se desenvolveu em uma estrutura complexa à qual os cientistas chamam de região filamentar cruzada. Esta região é agora duas vezes maior em latitude e três vezes maior em longitude que o local original, e tem o potencial de persistir por um longo período de tempo", citada na matéria.

Uma nova observação conduzida pela Juno revela que o ponto mais pequeno teria migrado para longe da Grande Mancha Vermelha, sendo que as imagens coletadas pela nave entre 2020 e 2021 apresentam diferenças impressionantes. Enquanto no ano passado não parecia mais que um ponto compacto, agora se parece com um conjunto abstrato de redemoinhos, idêntico à tinta quando se mistura com a água.

Redemoinhos hipnotizantes: sonda da NASA estuda fenômeno peculiar em Júpiter (FOTOS)
Segundo Kevin Gill, responsável pelo magnífico processamento das imagens, o aspecto do local vai mudar ao longo do tempo.

A sonda Juno foi lançada pela primeira vez em 2011, e agora teve sua missão estendida até 2025. A descoberta da Mancha de Clyde é uma das pesquisas em andamento da Juno sobre Júpiter, sendo também um exemplo concreto de como o planeta pode ser dinâmico.

Comentar