Notícias do Brasil

Maranhão identifica primeiros casos da variante indiana do SARS-CoV-2

O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), que o estado detectou os primeiros casos da variante indiana do coronavírus no Brasil.
Sputnik

A linhagem B.1.617 do SARS-CoV-2 foi identificada em seis pessoas que chegaram ao país a bordo do navio MV Shandong da Zhi, no litoral do Maranhão.

"A variante já estava presente em 51 países e aqui na América do Sul só estava presente na Argentina. O Brasil acaba sendo o segundo país da América do Sul com confirmação da cepa", disse o secretário, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), conforme noticiou o G1.

Lula explicou que o navio, sem permissão para atracar na costa do Maranhão, está ancorado e que toda a tripulação está em isolamento.

Ao todo, 15 pessoas que estavam no navio apresentaram sintomas da COVID-19. Dessas, seis testaram positivo para a cepa indiana a partir de um estudo genômico.

​Um dos infectados, um tripulante indiano de 54 anos, chegou ser levado de helicóptero para um hospital da rede privada do estado, no dia 13 de maio.

Segundo o secretário, 100 pessoas tiveram contato com os infectados. Ele informou que todas estão isoladas e serão testadas.

Comentar