EUA vão transformar base aérea na Romênia em centro de rotação da OTAN no mar Negro

Neste verão europeu, deve começar reforma da base militar Campia Turzii, situada na Romênia, na medida em que a Força Aérea dos EUA busca reforçar sua presença e apoiar missões da OTAN na região estrategicamente importante do mar Negro.
Sputnik

O investimento de US$ 152 milhões (R$ 802 milhões) em projetos de construção permitirá à base aérea romena apoiar aeronaves de carga pesada, receber aviões de combate e militares mobilizados e reagir rapidamente a quaisquer problemas de segurança na região. A reforma permitirá também que o antigo aeródromo soviético receba e armazene munições com segurança, escreve portal Balkan Insight.

No futuro, a referida base aérea, localizada na região da Transilvânia, deve servir como um centro de rotação.

"Estamos nos preparando para conceder quatro projetos de construção entre maio e agosto de 2021", segundo Darren Walls, diretor de programas de design e construção da Iniciativa Europeia de Dissuasão.

"O investimento na Romênia demonstra o sólido compromisso da Força Aérea [dos EUA] na parceria com aliados da OTAN para alcançar um objetivo comum", sublinhou.

EUA vão transformar base aérea na Romênia em centro de rotação da OTAN no mar Negro

Por sua vez, Claudiu Degeratu, oficial aposentado romeno e especialista em segurança, disse que a Romênia precisa de mais uma grande base aérea que atenda aos padrões da OTAN para que possa servir aos seus recém-adquiridos caças F-16.

Os aprimoramentos em Campia Turzii aumentarão as capacidades dos EUA e da OTAN para responder a quaisquer ameaças potenciais e dissuadir a Rússia na região.

Comentar