'Tempos mais graves dos últimos 30 anos', diz chanceler alemão sobre relação entre Berlim e Moscou

O chanceler russo concorda com o homólogo alemão, afirmando que as relações entre Berlim e Moscou estão passando por um período difícil, mas reforça que a Rússia está pronta para dialogar.
Sputnik

As relações entre a Alemanha e a Rússia estão em seu ponto mais baixo desde o colapso da União Soviética, disse o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas.

"Quanto maiores os desafios, maior a necessidade de comunicação, porque as relações germano-russas têm vivido os tempos mais graves nos últimos 30 anos", afirmou Mass nesta terça-feira (18).

O chanceler acrescentou que os dois países estão em desacordo sobre uma série de questões, desde o estado da sociedade civil na Rússia até a crise na fronteira com a Ucrânia.

"Só teremos uma solução quando começarmos a falar uns com os outros", finalizou Mass, que participa, juntamente com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, do Potsdam Meetings, um evento híbrido virtual e presencial realizado pelo Fundo de Diplomacia Pública Aleksandr Gorchakov e a Fundação Konrad Adenauer.

'Tempos mais graves dos últimos 30 anos', diz chanceler alemão sobre relação entre Berlim e Moscou

Moscou pronta para o diálogo

O chanceler russo concorda que as relações entre Berlim e Moscou estão passando por um período difícil, mas garante que a Rússia continua pronta para dialogar.

"As relações russo-alemãs estão passando por um período difícil. Devemos observar que Berlim apenas reforçou sua política de contenção sistêmica da Rússia. Nosso país é regularmente retratado desde o nível superior como uma espécie de ameaça à segurança europeia", afirmou Lavrov.

O ministro russo destacou ainda que estão sendo feitas acusações infundadas e absurdas contra Moscou, com alguns meios de comunicação alemães se tornando cada vez mais anti-russos, o que aumenta o déficit de confiança, prejudicando as relações bilaterais.

"Moscou ainda vê Berlim como um ator internacional importante e aberto ao diálogo, mas apenas um diálogo honesto e de respeito mútuo. Sabemos que há muitas pessoas na Alemanha que estão interessadas em desenvolver relações com base nos princípios da igualdade e levando em consideração interesses uns dos outros", concluiu Lavrov, enfatizando que a Rússia não busca o confronto.

Comentar