OTAN treina ataques contra Rússia e Belarus em voos recentes de seus bombardeiros, diz Minsk

A Aliança Atlântica tem realizado voos de reconhecimento frequentes na região, que são "riscos de ameaça à segurança nacional" de Belarus, anunciou militar de alto escalão bielorrusso.
Sputnik

Os voos de demonstração mais frequentes de bombardeiros estratégicos da OTAN têm grande probabilidade de terem como objetivo treinar ataques a Belarus e à Rússia, afirmou Igor Korol, subchefe do Estado-Maior de Belarus, à emissora STV.

Korol apontou que desde o início do ano houve nove voos desse tipo sobre a Rússia, e acrescentou que Minsk tem registrado semanalmente mais de 30 voos de reconhecimento da OTAN.

"Todo o arsenal da aviação está envolvido, desde as aeronaves de reconhecimento estratégico até as aeronaves de reconhecimento tático", revelou Korol.

O militar também sugeriu que os Estados Unidos e os países da OTAN vejam possíveis operações não como ofensivas, mas como operações de gestão de crises.

"Sabemos o que o bloco da OTAN quer dizer por operações de gestão de crises. Conhecemos muitos países, conhecemos muitos exemplos em que tropas americanas e seus aliados da OTAN entraram em países prósperos e acabaram os transformando em desertos, e causaram danos irreparáveis aos Estados", comentou, se referindo a Líbia, Síria e Iraque.

Por fim, o subchefe do Estado-Maior de Belarus ressaltou que o que está acontecendo nos países da OTAN "traz novos desafios e riscos de ameaça à segurança nacional" de Belarus, aos quais Minsk está reagindo. xc cx cc cx cx cccccc

Comentar