Conflito foi 'premeditado' pelo Hamas, diz embaixador de Israel na ONU

O embaixador de Israel na ONU disse neste domingo (16) que o Hamas praticou violência deliberada para provocar o atual conflito entre palestinos e israelenses no Oriente Médio.
Sputnik

As afirmações foram feitas durante reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a escalada de violência na região. 

"Foi completamente premeditado pelo Hamas com objetivo de obter poder político", disse Gilad Erdan, segundo publicado pela agência AFP. 

O representante israelense argumentou que o Hamas provocou as tensões após o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, adiar as eleições.

A atual conflito começou na noite de 11 de maio, após o fim de ultimato do Hamas, que exigia de Israel a retirada de militares e policiais da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, e do bairro de Sheikh Jarrah, tradicional bairro palestino em Jerusalém Oriental.

"Vocês realmente acreditam que essa disputa territorial é o que fez o Hamas lançar esses ataques em larga escala contra o povo de Israel?", questionou Gilad. 

Israel diz que mira civis

Até este domingo (16), mais de 3.000 foguetes foram lançados contra o território israelense, partindo da Faixa de Gaza. Já Israel afirma ter atingido mais de 1.500 alvos do Hamas.

Segundo o Ministério da Saúde da Palestina, os ataques israelenses deixaram pelo menos 192 pessoas mortas, incluindo 58 crianças, e feriram mais de 1.200. Do lado israelense, o número de vítimas fatais é de nove.

A correlação de forças vem sendo denunciada como desproporcional por organizações de direitos humanos ao redor do mundo. 

O representante de Israel na ONU pediu para o organismo condenar o Hamas. 

"O Hamas tem civis como alvos; Israel tem terroristas", afirmou ele. "Israel faz todos os esforços para evitar baixas civis; o Hamas faz todos os esforços para aumentar as vítimas civis", acrescentou Gilad Erdan.
Comentar