Lockheed Martin quebra recorde de alcance durante teste de míssil balístico

A empresa norte-americana Lockheed Martin informou ter testado com sucesso o seu Míssil de Ataque de Precisão, com um alcance de 400 quilômetros.
Sputnik

O Míssil de Ataque de Precisão (PrSM, na sigla em inglês) dos EUA quebrou o recorde de alcance efetivo ao atingir um alvo a 400 quilômetros de distância, relatou na quarta-feira (12) a montadora Lockheed Martin.

Segundo o comunicado, o PrSM "voou com a precisão esperada até à área alvo, onde demonstrou mais uma vez que sua ogiva é altamente precisa e eficaz".

Gaylia Campbell, vice-presidente da empresa norte-americana, disse que o objetivo do teste foi confirmar a trajetória de voo, alcance e precisão do míssil balístico desde o lançamento até o impacto, além de analisar a letalidade da ogiva, a integração com o sistema de lançamento múltiplo de foguetes HIMARS e o desempenho geral dos mísseis.

O PrSM é destinado a substituir o Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS, na sigla em inglês) dos EUA, que foi projetado na década de 1970 e se aproxima do fim de sua vida útil.

A Lockheed Martin anunciou anteriormente que o alcance do PrSM pode atingir 499 quilômetros.

O novo míssil balístico é um análogo do sistema Iskander-M, que está em serviço operacional das Forças Terrestres da Rússia há vários anos.

Comentar