EUA anunciam planos de usar toda gama de recursos incluindo nucleares para conter Coreia do Norte

Estados Unidos estão preparados para usar todo seu potencial, incluindo capacidades nucleares, para deter as ameaças da Coreia do Norte, lê-se em uma declaração conjunta das autoridades militares dos EUA e Coreia do Sul.
Sputnik

"Ambas as partes compartilharam avaliações das recentes ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e comprometeram-se a acompanhar a situação da Coreia do Norte mantendo ao mesmo tempo uma estreita coordenação", avança o comunicado publicado nesta quinta-feira (13).

"EUA reafirmaram seu contínuo compromisso de proporcionar uma dissuasão alargada usando toda a gama de recursos dos EUA, incluindo nucleares, convencionais e capacidades de defesa antimísseis. A República da Coreia [do Sul] assumiu o compromisso de continuar a adquirir capacidades militares para reforçar a prontidão holística da Aliança em resposta às ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", ressalta o documento.
EUA anunciam planos de usar toda gama de recursos incluindo nucleares para conter Coreia do Norte

Anteriormente, o presidente dos EUA Joe Biden alertou em seu discurso ao Congresso que o programa nuclear de Pyongyang representa "uma séria ameaça à segurança [dos Estados Unidos] da América e do mundo".

Em meados de abril, o Instituto de Estudos Políticos Asan, um think tank sediado em Seul, Coreia do Sul, afirmou em um relatório que nos próximos seis anos a Coreia do Norte pode desenvolver até 242 ogivas nucleares, o que permitiria mais ameaças e intimidação contra outros países.

Comentar