Força Aérea dos EUA anuncia teste de armas hipersônicas

Na quarta-feira (12), o general Timothy Ray, chefe do Comando Global de Ataque da Força Aérea dos Estados Unidos anunciou que há planos para a realização de testes com armas hipersônicas até o final de maio.
Sputnik

O general fez o anúncio durante depoimento ao Subcomitê de Forças Estratégicas das Forças Armadas do Senado norte-americano.

"A Força Aérea também está trabalhando em [armas] hipersônicas, o ARRW [sigla em inglês para arma de resposta rápida lançada do ar] e, finalmente, o HACM [sigla em inglês para míssil de cruzeiro de ataque hipersônico], que é o míssil de cruzeiro de respiração aérea", disse Ray, acrescentando que a expectativa é de que os testes sejam realizados até o final do mês.

A audiência falou sobre uma série de tópicos relacionados às forças nucleares e programas de defesa dos EUA. Durante as discussões, senadores e oficiais da Defesa expressaram preocupação com o desenvolvimento de armas hipersônicas por países considerados concorrentes, como Rússia e China.

Força Aérea dos EUA anuncia teste de armas hipersônicas

Em abril, a Força Aérea dos EUA testou o ARRW, mas o míssil não chegou a ser lançado, graças a um problema que ocorreu durante o primeiro teste de voo do veículo propulsor.

As armas hipersônicas viajam entre cinco e 27 vezes a velocidade do som, dando aos comandantes militares uma gama mais ampla de opções e capacidades, enquanto colocam o alvo em desvantagem devido ao tempo de resposta reduzido e à grande dificuldade de interceptar esses mísseis.

Comentar