Exercício anfíbio chinês mostraria a Taiwan suas capacidades de recuperar integridade territorial

China realizou exercícios militares com o objetivo de demostrar a Taiwan que Pequim tem suficientes meios para recuperar a integridade territorial do país, segundo informou o jornal Global Times.
Sputnik

Embora a mídia não tenha referido as datas exatas, foi revelado que o treinamento simulou um desembarque organizado pelo Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular (ELP). Vários navios da Marinha chinesa e soldados e equipamento bélico das Forças Terrestres participaram dos exercícios.

Veículos blindados anfíbios de uma brigada do 72º Grupo de Exércitos, aerodeslizadores de desembarque Type 726 e várias companhias de infantaria foram embarcados em um navio de assalto anfíbio Type 071.

Logo que o navio de desembarque chegou perto da posição-alvo, soldados das unidades de assalto do ELP que formariam a cabeça de ponte embarcaram nos aerodeslizadores, cada uma destas embarcações transportando também um veículo blindado anfíbio Type 05, depois deixaram o navio e se dirigiram para a praia.

Após o ataque inicial, os outros veículos blindados anfíbios Type 05, em grande número e não transportados pelos aerodeslizadores, navegaram em direção à praia para estabelecer o controle total sobre a porção do litoral.

Exercício anfíbio chinês mostraria a Taiwan suas capacidades de recuperar integridade territorial

As embarcações de desembarque aerodeslizadoras são mais rápidas e mais capazes de atravessar obstáculos que os veículos blindados anfíbios, disse à emissora Televisão Central da China (CCTV) o capitão Xiang Shuhua, comandante de companhia da brigada, citado pelo jornal.

Outro oficial chinês, o major Liu Wei, subcomandante de batalhão da brigada, afirmou que no exercício se treinou o carregamento e desembarque de carga bélica e também a coordenação entre os diferentes serviços.

Por sua vez, um analista militar revelou que os exercícios de guerra diários chineses poderiam dar às forças independentistas e estrangeiras uma visão clara sobre a situação real e mostrar que o ELP é capaz de proteger a soberania e integridade territorial da China.

Analista disse que muitas pessoas na ilha de Taiwan e em países estrangeiros acreditam há muito tempo que a China não possui o que é preciso para organizar uma operação anfíbia de grande escala.

Comentar