Telescópio da NASA descobre exoplaneta massivo que orbita estrela de 10 bilhões de anos

Uma equipe de astrônomos usando o telescópio TESS descobriu um exoplaneta sub-Netuno orbitando a TOI-220, que é uma estrela anã laranja brilhante e velha da classe espectral K localizada a 290 anos-luz da Terra na constelação de Pintor.
Sputnik

"Entre todos os exoplanetas confirmados, uma classe que desperta interesse particular são os planetas de pequenas dimensões – com raios inferiores a 5 raios terrestres – orbitando estrelas brilhantes com períodos inferiores a 10 dias", disse Sergio Hoyer da Universidade de Aix-Marselha, escreve portal Sci-News.

Dentro deste espaço de parâmetros existe o chamado deserto netuniano – a região próxima a uma estrela onde nenhum exoplaneta do tamanho de Netuno é encontrado, uma vez que esta região recebe forte irradiação da estrela, significando que os planetas não retêm sua atmosfera gasosa à medida que evaporam deixando apenas núcleo rochoso.

Telescópio da NASA descobre exoplaneta massivo que orbita estrela de 10 bilhões de anos
"Atualmente de todos os planetas conhecidos no deserto neptuniano, apenas um número muito pequeno tem massas medidas com precisão, o que impede ter uma compreensão abrangente da história da formação desses objetos", acrescentou o cientista.

O exoplaneta, denominado de TOI-220b, faz uma volta completa em torno da estrela hospedeira a cada 10,7 dias.

Por outro lado, há um conjunto de planetas de tamanho sub-Netuno expostos a uma irradiação estelar mais suave e que geralmente apresentam um invólucro rico em gás com temperaturas inferiores a 727 graus Celsius.

O planeta recém-descoberto é cerca de 3 vezes maior do que a Terra e 13,8 vezes mais massivo. Pesquisadores estimam que tenha uma temperatura de aproximadamente 533 graus Celsius.

Comentar