Países do Leste Europeu apelam à OTAN que reforce sua presença na região para conter Rússia

Nove Estados-membros da OTAN no Leste Europeu apelaram à Aliança Atlântica para reforçar sua presença na região a fim de contornar possíveis ameaças vindas da Rússia, contou Klaus Iohannis, presidente da Romênia.
Sputnik

Após uma sessão on-line com o presidente norte-americano, Joe Biden, e o secretário da OTAN, Jens Stoltenberg, os nove Estados concordaram em manter uma posição conjunta no decorrer do encontro entre os vários países da aliança no próximo mês, no qual será discutida a importância da presença da mesma desde o mar Báltico até o mar Negro.

Os presidentes da Romênia e da Polônia, Klaus Iohannis e Andrzej Duda, respectivamente, afirmaram que a "OTAN precisa continuar fortalecendo sua defesa e posição de dissuasão, especialmente no flanco leste", disseram os presidentes citados pela agência Bloomberg.
Países do Leste Europeu apelam à OTAN que reforce sua presença na região para conter Rússia

As tensões entre Moscou e a Aliança Atlântica voltaram a escalar desde o mês passado, com o novo despertar de disputas territoriais na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, juntamente com as suspeitas da interferência da Federação da Rússia em explosões ocorridas na República Tcheca em 2014.

Adicionalmente, Moscou tem realizado exercícios militares no mar Negro, cuja zona faz fronteira com a Bulgária, a Romênia e a Turquia, todos membros da OTAN. No que toca à Ucrânia, mesmo que o país não seja parte da Aliança Atlântica, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, prometeu-lhe na semana passada enviar mais ajuda para o setor da Defesa do país, informa a mídia estadunidense.
Comentar