Rússia: '21,5 milhões de pessoas vacinadas contra COVID-19', diz Putin

Mais de 21 milhões de pessoas na Rússia (cerca de 15% da população) foram vacinadas contra a COVID-19, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (10).
Sputnik
"Temos 21,5 milhões de pessoas que já foram vacinadas, os resultados são muito bons em todo o país", disse Putin em uma entrevista.

Na semana passada, a vice-primeira-ministra da Rússia, Tatyana Golikova, disse que cerca de 9,4 milhões de russos, ou 6% da população, receberam ambas as doses da vacina COVID-19, e 13,4 milhões de pessoas até agora receberam sua primeira dose.

"Precisamos continuar ativamente nos testes [para o coronavírus] e na vacinação", disse o presidente da Rússia em comentários compartilhados no site do Kremlin, acrescentando que o número de casos diários está se mantendo estável.

Putin também disse que testou seus próprios níveis de anticorpos protetores no domingo (9), após ter sido vacinado há mais de um mês, e que os resultados foram bons.

A Rússia relatou 8.465 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas nesta segunda-feira (10), levando a contagem nacional para 4.888.727.

Rússia: '21,5 milhões de pessoas vacinadas contra COVID-19', diz Putin

Testagem na Rússia

O presidente da Rússia afirmou ainda que, de acordo com seus médicos, seu teste de anticorpos de COVID-19 mostrou bons resultados após a vacinação. De acordo com ele, os resultados do ensaio imunoenzimático padrão (teste de IgA e IgG ELISA) mostraram uma relação positiva de 15, o que aponta para elevada quantidade de anticorpos após o recebimento da vacina.

"Quanto ao seu humilde servo, aliás, no dia 9 [de maio], fiz o teste e deu positivo. Você mencionou os títulos de anticorpos, agora os especialistas falam sobre a taxa de positividade. O meu acabou sendo 15. Os médicos disseram que era um bom resultado", disse Putin em resposta às perguntas sobre os resultados da vacinação.

Em 23 de março, Putin tomou a primeira injeção de uma vacina russa a COVID-19. Em 14 de abril, ele anunciou que recebeu a segunda dose.

Rússia: '21,5 milhões de pessoas vacinadas contra COVID-19', diz Putin

Comentar