Navio militar dos EUA dispara 30 tiros de alerta após encontro com navios iranianos

Um navio da Guarda Costeira dos EUA disparou cerca de 30 tiros de advertência após a aproximação de 13 navios da Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) no Estreito de Ormuz.
Sputnik

As informações foram confirmas pelo Pentágono nesta segunda-feira (10) e publicadas na Reuters. Esta é a segunda vez em um curto espaço de tempo que navios militares dos EUA tiveram que disparar tiros de advertência em embarcações iranianas.

O Exército dos EUA acusa "o comportamento inseguro dos iranianos na região". Para o porta-voz do Pentágono, John Kirby, os tiros de alerta foram disparados depois que as lanchas iranianas chegaram a 150 jardas (450 pés) de seis embarcações militares dos EUA, incluindo o USS Monterey, que escoltavam o submarino Georgia, de mísseis guiados.

"É significativo [...] E eles estavam agindo de forma muito agressiva", disse ele, acrescentando que o número de navios iranianos era maior do que em um episódio similar ocorrido em abril.

O comentário do porta-voz faz menção a um acontecimento em abril, quando um navio militar dos EUA disparou tiros de alerta depois que três navios do IRGC se aproximaram dele e de outro barco-patrulha no golfo Pérsico.

Negociações em Viena

O incidente desta segunda-feira (10) aconteceu em meio às negociações das potências mundiais e o Irã para acelerar os esforços para trazer Washington e Teerã de volta ao cumprimento do acordo nuclear de 2015.

Autoridades norte-americanas voltaram a Viena na semana passada para uma quarta rodada de conversas indiretas com o Irã sobre como retomar o cumprimento do acordo.

Comentar