Mídia ocidental teve '2 pesos e 2 medidas' sobre foguete chinês, diz chancelaria da China

Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, referiu os "exagerados" da mídia ocidental e norte-americana sobre um evento que não causou nenhum dano.
Sputnik

China criticou na segunda-feira (10) os comentários da agência espacial norte-americana NASA, que acusou Pequim de não estar "cumprindo as normas responsáveis com relação aos seus destroços espaciais" do foguete Longa Marcha 5B, usado para construir a futura estação espacial chinesa.

Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, referiu o desagrado de Pequim sobre a histeria causada pelo suposto dano da entrada do foguete na atmosfera da Terra.

De acordo com a porta-voz, nos últimos dias foram feitos "exageros" pela mídia ocidental e dos EUA sobre o suposto perigo do foguete, que não causou nenhum dano na reentrada. Hua acrescentou ainda que a China sempre conduziu suas atividades no espaço de acordo com as leis e práticas internacionais, e está disposta a aumentar seu intercâmbio ainda mais.

"Também quero dizer que alguns veículos de imprensa americanos e algumas pessoas obviamente têm dois pesos e duas medidas sobre este assunto. Todos nós podemos nos lembrar que, em março deste ano, quando um foguete dos EUA caiu em uma fazenda, a mídia americana usou palavras românticas como 'estrelas cadentes para iluminar o céu noturno' e 'espetáculo de luzes deslumbrantes'", recordou.

No final de março, um vaso de pressão de um foguete Falcon 9 da empresa espacial norte-americana SpaceX caiu em uma fazenda no estado de Washington, causando uma "mossa de quatro polegadas [dez centímetros] no solo".

A China, por sua vez, já referiu que o Longa Marcha 5B estava projetado para se desintegrar ao reentrar na atmosfera, apesar de a mídia ocidental se focar no suposto perigo de o foguete potencialmente atingir as pessoas.<<<

Comentar