Notícias do Brasil

Em depoimento na CPI da Covid, Queiroga defende veto da Anvisa à Sputnik V

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou nesta quinta-feira (6) na CPI da Covid. Ele foi ouvido na condição de testemunha, quando há o compromisso de dizer a verdade sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho.
Sputnik

Queiroga foi o quarto ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e, quando foi escolhido pelo presidente da República, o país já tinha 278 mil mortos em decorrência da pandemia.

Logo no início de seu pronunciamento na CPI, Queiroga disse que "assumiu o ministério há cerca de 40 dias. Não tenho condições de me ater a todos os detalhes de um ministério complexo".

Em sua primeira resposta, ele incentivou o uso de máscaras: "São medidas não farmacológicas que parecem simples e são simples, como o uso das máscaras. Temos que investir em medidas não farmacológicas, políticas de testagem e fortalecer o nosso sistema de saúde para que seja capaz de atender aos casos mais graves, os pacientes com síndromes respiratórias graves".

Ele também reforçou a importância da campanha de vacinação para o controle da pandemia. Um dos momentos mais tensos de seu depoimento foi quando lhe questionaram sobre a cloroquina. Perguntado sobre o polêmico medicamento, e se ele concorda com o "tratamento precoce", Queiroga evitou dar resposta.

Em depoimento na CPI da Covid, Queiroga defende veto da Anvisa à Sputnik V

"Gostaria de manter meu posicionamento para quando o protocolo [final] for elaborado", afirmou, dizendo logo que em seguida que "essa é uma questão técnica". Para Queiroga: "Existem correntes da medicina, uma corrente é contrária o tratamento precoce, outra corrente defende; essa questão precisa de posicionamento técnico, e o ministro da Saúde é a última instância a opinar".

Vacina Sputnik V

Sobre o uso da vacina russa Sputnik V, o ministro Queiroga defendeu o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que não recomendou a importação do imunizante, escreve o portal G1.

"A Anvisa, ao longo do tempo foi se aprimorando e hoje ela é considerada uma das agências de vigilância sanitária mais importantes", disse o ministro. "Em relação à decisão que foi tomada, e que essa vacina [Sputnik V] obtenha o aval da Anvisa, uma vez obtido, nós colocaremos no programa de vacinação".

Fugindo das perguntas difíceis

Confrontado com questões sobre o uso da ivermectina, aglomerações populares, o grupo de conselho do presidente Jair Bolsonaro (o suposto Ministério da Saúde paralelo), e a interferência de Bolsonaro, Queiroga apresentou respostas evasivas.

O senador Renan Calheiros perguntou se ele tinha conhecimento de um conselho extraoficial. "Não tenho conhecimento desse aconselhamento paralelo e não tenho conhecimento da elaboração do mérito. Eu não posso falar de um aconselhamento paralelo que não tenho conhecimento", respondeu Queiroga.

Em depoimento na CPI da Covid, Queiroga defende veto da Anvisa à Sputnik V

Comentar