Comissão Europeia preparará propostas para criar força militar de reação rápida da UE

O alto representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia (EU), Josep Borrell, declarou nesta quinta-feira (6) que a Comissão Europeia preparará propostas sobre a formação de uma força militar operacional da UE para responder rapidamente às crises no mundo.
Sputnik

Após participar de uma reunião do Conselho do Ministério da Defesa da UE, o chefe da diplomacia europeia afirmou que o bloco precisa estar "mais preparado".

"Voltamos à ideia de formar uma unidade de reação rápida que possa atuar primeiro em caso de crise. Faremos uma proposta correspondente para os Estados-membros", disse Borrell.

A questão da criação de uma força de reação rápida europeia foi uma das principais pautas na agenda da reunião de chefes dos ministérios da Defesa da UE.

Comissão Europeia preparará propostas para criar força militar de reação rápida da UE

Como explicou um alto representante europeu aos jornalistas na véspera do encontro, a proposta prevê um grupo de cinco mil pessoas, dotado de tudo o que é necessário, incluindo transporte e armas, para um rápido destacamento em caso de crise. Até agora, o projeto é apoiado por 14 países da UE, incluindo França e Alemanha.

Comentar